Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2130Palavras-chave:
Função, Ensino, Software, Programação ComputacionalResumo
Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.Downloads
Referências
BITTAR, M. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplo sem matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010, v. único, p. 215-243.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015. Matemática: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2014.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1999.
COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010, v. único, p. 23-28.
CURY, H. N. Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores. Porto Alegre: EDIPICRS, 2004.
LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. A Matemática do Ensino Médio. Coleção Professor de Matemática. v. 1. Rio de Janeiro: SBM, 2012.
LLANO, J. G.; ADRIÁN, M. A informática educativa na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
MALTEMPI, M. V. Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Porto, Portugal, 2005.
NUNES, S. C.; SANTOS, R. P. O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia Bloom. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais… Belo Horizonte, MG: ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.
PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
PAPERT, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.
SODRE, U. O.; CORRÊA, T. P. FreeMat: Uma introdução. In: Semana de Matemática, 25., Londrina-PR, UEL, 2009. Disponível em: www.uel.br/projetos/matessencial/superior/pdfs/freemat.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.