Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional

Autores

  • Fernando Henrique Cardoso Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Centro de Referência de Jaciara, Jaciara, MT
  • Leandro Carbo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Centro de Referência de Jaciara, Jaciara, MT

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id2130

Palavras-chave:

Função, Ensino, Software, Programação Computacional

Resumo

Várias são as possibilidades e os recursos para o emprego das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. Dentre estas, práticas pedagógicas mediadas pela utilização do computador podem proporcionar ao aluno construir seu próprio conhecimento, contudo o professor deve dominar e conhecer meios para poder aplicar esta tecnologia nas aulas. Diante disto, o presente artigo traz um relato de experiência de uma proposta voltada para o ensino de função através da utilização do software FreeMat. O objetivo da proposta é possibilitar que por meio da utilização do software nas aulas de matemática do ensino básico, o aluno compreenda os conceitos ligados às funções e a seus gráficos, a programação no FreeMat através de modelos de funções pré-definidas e os comandos básicos aplicados em várias linguagens de programação. A metodologia baseia-se na aplicação de atividades voltadas para plotagens gráficas de funções e na construção de um programa computacional em linguagem FreeMat, que determina o valor a pagar para certo consumo de água em metros cúbicos (m³). Para construção do programa, foi utilizada a estrutura tarifária fornecida pela Concessionária dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (CAB). Estas abordagens foram aplicadas em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus São Vicente, localizado no município de Campo Verde. Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa qualitativa e a análise dos dados corrobora com outros estudos referentes ao uso de softwares no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Cardoso, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Centro de Referência de Jaciara, Jaciara, MT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFMT (2009), especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior (2011) e Mestrado Profissional em Matemática pela UFMT (2015). Quanto a atuação profissional, é professor do Instituto Federal Educação, Ciências e Tecnologia do Mato Grosso e Coordenador do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza.

Leandro Carbo, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Centro de Referência de Jaciara, Jaciara, MT

Doutor em Quimica pelo Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista - IQ-UNESP (2009), Mestre em Saúde e Ambiente (Quimica Ambiental) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003) e graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus São Vicente - Centro de Referência de Jaciara, ministrando disciplinas no curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, estando a frente da coordenação do curso entre os anos de 2010 a 2013. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Strito Sensu em Ensino (IFMT/UNIC). Atualmente, além de estar ministrando disciplinas e desenvolvendo projetos, está respondendo pela Direção do Centro de Referência de Jaciara. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análises de Agrotóxicos, atuando principalmente nos seguintes temas: contaminação, solo, agrotóxicos, sorção. Tem experiência na área da Pericia Criminal, onde trabalhou na Diretoria de Laboratório Forense da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, realizando analises de drogas ilícitas e venenos em matrizes biologicas, em água e solo.

Referências

BITTAR, M. A Escolha do Software Educacional e a Proposta Didática do Professor: estudo de alguns exemplo sem matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010, v. único, p. 215-243.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015. Matemática: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2014.

BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 1999.

COSTA, N. M. L. Reflexões sobre tecnologia e mediação pedagógica na formação do professor de matemática. In: BELINE, Willian; COSTA, Nielce Meneguelo Lobo da (Orgs.). Educação Matemática, Tecnologia e Formação de Professores: algumas reflexões. Campo Mourão, PR: Editora de Fecilcam, 2010, v. único, p. 23-28.

CURY, H. N. Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores. Porto Alegre: EDIPICRS, 2004.

LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo Cezar Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto Cesar. A Matemática do Ensino Médio. Coleção Professor de Matemática. v. 1. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

LLANO, J. G.; ADRIÁN, M. A informática educativa na escola. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

MALTEMPI, M. V. Novas Tecnologias e Construção de Conhecimento: Reflexões e Perspectivas. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., Porto, Portugal, 2005.

NUNES, S. C.; SANTOS, R. P. O Construcionismo de Papert na criação de um objeto de aprendizagem e sua avaliação segundo a taxionomia Bloom. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS, 9., 2013, Águas de Lindóia, SP. Anais… Belo Horizonte, MG: ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013.

PAPERT, S. A Máquina das Crianças: Repensando a Escola na Era da Informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PAPERT, S. Logo: Computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

SODRE, U. O.; CORRÊA, T. P. FreeMat: Uma introdução. In: Semana de Matemática, 25., Londrina-PR, UEL, 2009. Disponível em: www.uel.br/projetos/matessencial/superior/pdfs/freemat.pdf. Acesso em: 20 ago. 2014.

Downloads

Publicado

2017-07-22

Como Citar

CARDOSO, F. H.; CARBO, L. Utilização do software FreeMat para ensinar função no Ensino Médio através da programação computacional. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 120–135, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id2130. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2130. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática