Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação

  • Bernarda Souza de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Cenários para Investigação, Geometria Dinâmica

Resumo

Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernarda Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS
Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima e professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Tem experiência como professora de física. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-11, dez. 2012.

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015.

GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., Belo Horizonte, 1996. Anais … SBIE. p.1-13, nov. 1996.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, n. 14, p. 66-91, 2000.

Publicado
2018-08-04
Como Citar
MENEZES, B. Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 4, n. 1, p. 68-77, 4 ago. 2018.
Seção
Ensino de Matemática