Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação

Authors

  • Bernarda Souza de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2685

Keywords:

Ensino de Matemática, Cenários para Investigação, Geometria Dinâmica

Abstract

Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Bernarda Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima e professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Tem experiência como professora de física. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

References

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-11, dez. 2012.

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015.

GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., Belo Horizonte, 1996. Anais … SBIE. p.1-13, nov. 1996.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, n. 14, p. 66-91, 2000.

Published

2018-08-04

How to Cite

MENEZES, B. S. de. Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 68–77, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2685. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Ensino de Matemática

Most read articles by the same author(s)