Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2685Keywords:
Ensino de Matemática, Cenários para Investigação, Geometria DinâmicaAbstract
Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.
Downloads
References
BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-11, dez. 2012.
BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015.
GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., Belo Horizonte, 1996. Anais … SBIE. p.1-13, nov. 1996.
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, n. 14, p. 66-91, 2000.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.