Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação

Autores

  • Bernarda Souza de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2685

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Cenários para Investigação, Geometria Dinâmica

Resumo

Esse artigo tem a intenção de apresentar uma possibilidade de construção de um ambiente de aprendizagem, que propicie o aprendizado de Geometria, por meio de um cenário para investigação, tornando o aluno protagonista do processo. Com a utilização do aplicativo GeoGebra, para smartphones, oportunizou-se a manipulação de objetos geométricos, com a exploração da Geometria Dinâmica, com a qual o aluno pudesse observar características, estabelecer relações, formular questões, procurar explicações. Ou seja, propõe-se uma atividade em que o aluno será o grande responsável do processo de ensino-aprendizagem e que a construção harmônica das relações entre a componente conceitual e a figural de um objeto geométrico seja favorecida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernarda Souza de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora de matemática da Escola Municipal de Ensino Fundamental Afonso Guerreiro Lima e professora de matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Alcides Cunha. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Tem experiência como professora de física. É mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

Referências

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Tecnologia na Educação Matemática: Trilhando o Caminho do Fazer ao Compreender. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 3, p. 1-11, dez. 2012.

BASSO, M. V. A.; NOTARE, M. R. Pensar-com Tecnologias Digitais de Matemática Dinâmica. RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 1-10, dez. 2015.

GRAVINA, M. A. Geometria Dinâmica: Uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., Belo Horizonte, 1996. Anais … SBIE. p.1-13, nov. 1996.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, n. 14, p. 66-91, 2000.

Downloads

Publicado

2018-08-04

Como Citar

MENEZES, B. S. de. Utilização do Geogebra com smartphone: Geometria Dinâmica por meio de um cenário para investigação. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 68–77, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2685. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2685. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)