Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5241

Palavras-chave:

Visualização Espacial, Habilidades Espaciais, Geometria Dinâmica, Tecnologia Digital, Geometria Espacial

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2012. Disponível em: https://enem.inep.gov.br. Acesso em: 29 ago. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2013. Disponível em: https://enem.inep.gov.br/. Acesso em: 29 ago. 2020.

ESCRIVÀ, M. T.; JAIME, A.; GUTIÉRREZ, A. Uso de software 3D para el desarrollo de habilidades de visualización en Educación Primaria. Edma 0-6: Educación Matemática en la Infancia, v. 7, n. 1, p. 42-62, 2018. Disponível em: https://www.uv.es/angel.gutierrez/archivos1/textospdf/EscJaiGut18.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.

GUTIÉRREZ, A. Visualization in 3-Dimensional Geometry: In Search of a Framework. In: PUIG, L.; GUTIÉRREZ, A. (eds.). CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 20. Anais […]. Valencia: Universidad de Valencia, 1996. p. 3-19. Disponível em:

https://www.uv.es/angel.gutierrez/marcotex.html. Acesso em: 26 jun. 2019.

HOELSCHER, R. P.; SPRINGER, C. H.; DOBROVOLNY, J. S. Expressão Gráfica de Desenho Técnico. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1978.

LEMMERTZ, A. S. Visualização espacial via exploração de objetos tridimensionais. Orientador: Marcus Vinícius de Azevedo Basso. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

NOTARE, M. R.; BASSO, M. V. A. Geometria Dinâmica 3D: novas perspectivas para o pensamento espacial. Renote: Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70683.

PRESMEG, N. C. Visualization in high school mathematics. For the Learning of Mathematics, v. 6, n. 3, p. 42-46, 1986. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40247826. Acesso em: 26 jun. 2019.

SANTOS, J. J. A.; MOITA, F. M. G. S. C. Objetos de Aprendizagem e o Ensino de Matemática análise de sua importância na aprendizagem de conceitos de probabilidade. 2016. Disponível em: http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/artigos/objetos/comunica13.pdf. Acesso em: 26 jun. 2019.

SIBEMBERG, L. S. GeoGebra 3D no Ensino Médio: Uma possibilidade para a aprendizagem de projeção ortogonal. Orientadora: Márcia Rodrigues Notare. 2019. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212899. Acesso em: 29 ago. 2020.

SONZA, A. P.; LEIVAS, J. C. P. Explorando a Geometria Fractal no Ensino Médio por meio de uma Oficina Pedagógica. Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, 2018. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1549-1561.1122.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

SIBEMBERG, Lucas Siviero; NOTARE, Márcia Rodrigues. Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 8, n. 1, p. e2005, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id5241. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5241.. Acesso em: 13 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 220

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.