Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica

Autores

  • Lucas Siviero Sibemberg Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3347-5064
  • Márcia Rodrigues Notare Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2897-8348

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5241

Palavras-chave:

Visualização Espacial, Habilidades Espaciais, Geometria Dinâmica, Tecnologia Digital, Geometria Espacial

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar como o software dinâmico GeoGebra 3D pode potencializar a compreensão de projeção ortogonal no Ensino Médio por meio de atividades inspiradas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os dados coletados foram analisados à luz dos estudos de Gutiérrez (1996) envolvendo visualização espacial, habilidades espaciais e geometria dinâmica. Os resultados da investigação apontam que o GeoGebra contribuiu para o desenvolvimento de habilidades espaciais de alguns alunos e, principalmente, para a construção de situações nas quais a projeção ortogonal é solicitada. Os estudos revelaram, também, a importância de os alunos explorarem construções dinâmicas com projeção ortogonal antes de se aventurarem em construí-las. A Geometria Dinâmica foi importante para que os alunos verificassem situações não triviais que aparentam ser.

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Biografia do Autor

Lucas Siviero Sibemberg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada, Porto Alegre, RS, Brasil

Márcia Rodrigues Notare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

SIBEMBERG, L. S.; NOTARE, M. R. Projeção Ortogonal: uma abordagem com Geometria Dinâmica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 1, p. e2005, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id5241. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5241. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática