A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática

Autores

  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Henri Luiz Fuchs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1204

Palavras-chave:

Identidade docente, Metodologia dialética, Trabalho Pedagógico, Formação de Professor de Matemática

Resumo

Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
    Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

ANTUNES, R. Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: DRUCK, G; FRANCO, T. (Orgs). A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 13-22.

ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho no Brasil: reestruturação e precariedade. Nueva Sociedad Especial em Português, jun., 2012. Disponível em: http://nuso.org/media/articles/downloads/3859_1.pdf. Acesso em: 8 mar. 2015.

BAPTISTA, M. G. A. Cultura e Educação Popular: a apropriação dos entes da cultura. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/cultura_e_educacao_popular.pdf. Acesso em: 30 set. 2015.

BUJES, M. I. E. Descaminhos. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 3-34.

FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Educação UFMG, 2010 (Verbete no Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente). Disponível em: http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=223. Acesso em: 10 abr. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MELO NETO, José Francisco. Extensão Universitária, Autogestão e Educação Popular. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004.

OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Disponível em: http://dutracarlito.com/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 12 mar. 2015.

TAFFAREL, C. N. Z. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na educação física. Motrivivência, ano XXII, n. 35, p. 18-40, dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2175-8042.2010v22n35p18/18082. Acesso em: 22 de outubro 2015.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

______. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995.

______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.

VANNUCCHI, A. Filosofia e Ciências Humanas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

VASCONCELLOS. C. S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 83, abr. 1992.

______. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Como Citar

BOFF, Daiane Scopel; FUCHS, Henri Luiz. A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 4–13, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1204. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1204.. Acesso em: 21 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 334

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.