Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental

Autores

  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1206

Palavras-chave:

Altas habilidades, Matemática, Potenciais, Ensino Fundamental, Inclusão

Resumo

Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS
    Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, 2000, UFRGS; Mestre em Educação e Matemática, 2005, PUCRS; Doutora em Educação, 2013, UFRGS. Adjunto – DE. Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra; Matemática; Educação Matemática; Ciências Humanas / Ensino Aprendizagem/ Fundamentos da Educação.

Referências

FERRER, R. M. O acesso aos níveis mais elevados de ensino como garantia constitucional do aluno portador de altas habilidades. Revista Eletrônica da UNESC, ano 2, n. 3, maio 2004. Disponível em: http://www.unescnet.br/NIP/Edicao_Anterior/Revista_Eletronica3/ARTIGOS/TEXTO7.asp. Acesso em: 26 dez. 2015.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GUENTHER, Z. C. Desenvolver capacidades e talentos: um conceito de inclusão. Petrópolis: Vozes, 2000.

JELINEK, K. R.; BELLO, S. E. L. A constituição da identidade discente do portador de altas habilidades em Matemática no Brasil. Revista Internacional sobre Diversidad e Identidad en la Educacion, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2014.

JELINEK, K. R. A prática discursiva das altas habilidades em Matemática. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 27, n. 45, p. 193-214, abr. 2013.

JELINEK, K. R. A produção do sujeito de altas habilidades: os jogos de poder-linguagem nas práticas de seleção e enriquecimento educativo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/70606. Acesso em: 10 jul. 2015.

MELO, Marli. A. F. Altas Habilidades: Superdotação em Matemática. Boletim da Faculdade Jesus Maria José, Taguatinga, p. 1- 3, out. 2007.

MOREIRA, G. E.; ALENCAR, E. M. S. de. Perfeccionismo e superdotação em Matemática: uma reflexão para a comunidade escolar. XIV Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Campo Grande, 2010.

SHARMA, J.; MAITRA, K. Superdotación matemática explorando el marco conceptual. Ideacción: La revista en español sobre superdotación, n. 15, p. 5-10, 1999.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Comunicações Científicas

Como Citar

Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 14–21, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1206. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206.. Acesso em: 9 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 280

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.