Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática

Autores

  • Guilherme da Cruz Moraes Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), Rio Grande, RS
  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Campus Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio da Patrulha, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2573

Palavras-chave:

Prova Brasil, Currículo, Gestão Escolar, Educação Matemática

Resumo

O trabalho apresentado é um estudo sobre a Prova Brasil e suas implicações no ambiente escolar, que faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este artigo apresenta um panorama geral das avaliações externas, bem como um contexto da Prova Brasil perpassando pela avaliação da prova na área de Matemática. Na busca por possíveis fatores potencializadores dos resultados dos alunos na prova, o estudo procura compreender como a gestão escolar entende a escola e as avaliações externas, bem como dar visibilidade à forma como a visão de ensino do professor de Matemática pode implicar nos resultados de avaliações externas. Além das pesquisas junto à fonte de dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas, posteriormente, entrevistas com gestoras escolares e professoras de Matemática atuante nas escolas, constituindo o corpus da análise da pesquisa, a partir do referencial teórico de Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, neste estudo, são apresentadas as considerações sobre a primeira categoria que emergiu nas entrevistas com a gestora da escola selecionada e a professora de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. A fala das professoras enfatiza a importância da formação continuada de professores, da didática, bem como da relação e troca entre os pares. Evidencia-se, como potencializador dos bons resultados, o trabalho em conjunto entre professores, coordenação e gestão, e os resultados destas práticas didáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme da Cruz Moraes, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGEC), Rio Grande, RS

Graduado no curso de Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG, sob orientação de Karin Ritter Jelinek.

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), Campus Santo Antônio da Patrulha, Santo Antônio da Patrulha, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Campus de Santo Antônio da Patrulha, e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (Mestrado Profissional). É líder do grupo de pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação em Ciências - NIPEC e pesquisadora dos grupos de pesquisa Praktiké - Educação e Curriculo em Ciências e Matemática e NUEPEC - Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências, onde pesquisa sobre as altas habilidades e o desenvolvimento de potenciais na área de matemática, bem como, sobre a formação inicial e continuada de professores.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional da Educação – PNE/MEC. Brasília: Inep, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação. Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; INEP, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KLEIN, R. Utilização da Teoria de Resposta ao Item no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Revista ENSAIO, Rio de Janeiro, v. 11, n. 40, p. 283-296, jul./set. 2003.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

MORAES, G. da C.; JELINEK, K. R. Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 94–103, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2573. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2573. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática