Escola e Prova Brasil: como as práticas escolares podem influenciar os índices de proficiência em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2573Palabras clave:
Prova Brasil, Currículo, Gestão Escolar, Educação MatemáticaResumen
O trabalho apresentado é um estudo sobre a Prova Brasil e suas implicações no ambiente escolar, que faz parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado. Este artigo apresenta um panorama geral das avaliações externas, bem como um contexto da Prova Brasil perpassando pela avaliação da prova na área de Matemática. Na busca por possíveis fatores potencializadores dos resultados dos alunos na prova, o estudo procura compreender como a gestão escolar entende a escola e as avaliações externas, bem como dar visibilidade à forma como a visão de ensino do professor de Matemática pode implicar nos resultados de avaliações externas. Além das pesquisas junto à fonte de dados do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foram realizadas, posteriormente, entrevistas com gestoras escolares e professoras de Matemática atuante nas escolas, constituindo o corpus da análise da pesquisa, a partir do referencial teórico de Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, neste estudo, são apresentadas as considerações sobre a primeira categoria que emergiu nas entrevistas com a gestora da escola selecionada e a professora de Matemática do nono ano do Ensino Fundamental. A fala das professoras enfatiza a importância da formação continuada de professores, da didática, bem como da relação e troca entre os pares. Evidencia-se, como potencializador dos bons resultados, o trabalho em conjunto entre professores, coordenação e gestão, e os resultados destas práticas didáticas.Descargas
Citas
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