Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental

Autores

  • Karin Ritter Jelinek Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1206

Palavras-chave:

Altas habilidades, Matemática, Potenciais, Ensino Fundamental, Inclusão

Resumo

Poder compreender as possibilidades de um planejamento docente que contemple um trabalho com as crianças chamadas “portadoras” de altas habilidades em Matemática é o cerne deste trabalho. Este artigo visa estudar como se constitui o sujeito de altas habilidades na contemporaneidade e, também, as possibilidades de estruturar atividades que desenvolvam tais habilidades no Ensino Fundamental regular. Tal pesquisa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e teve início no primeiro semestre do ano corrente. Assim, os resultados aqui apresentados ainda são parciais. Para proporcionar o desenvolvimento da pesquisa, criou-se um grupo de estudos envolvendo docentes e discentes do Campus da FURG de Santo Antônio da Patrulha, bem como professores que ensinam Matemática em escolas parceiras do projeto.

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Biografia do Autor

Karin Ritter Jelinek, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Santo Antônio da Patrulha, RS

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, 2000, UFRGS; Mestre em Educação e Matemática, 2005, PUCRS; Doutora em Educação, 2013, UFRGS. Adjunto – DE. Áreas de interesse: Ciências Exatas e da Terra; Matemática; Educação Matemática; Ciências Humanas / Ensino Aprendizagem/ Fundamentos da Educação.

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

JELINEK, K. R. Altas habilidades em Matemática: incentivando potenciais no Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 14–21, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1206. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1206. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas