Ensinando polinômios através da ludicidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1257Palavras-chave:
Matemática, Ensino Fundamental, Álgebra, JogoResumo
O presente artigo trata-se de um relato de uma atividade desenvolvida em sala de aula, chamada jogo do alvo, com as turmas de 7º e 8º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Margarida Zambon Benini. A oficina foi conduzida pelas bolsistas do Projeto PIBID (Subprojeto Matemática) IFRS – Campus Bento Gonçalves e realizada no turno da manhã, durante as aulas de Matemática. O jogo trabalhado proporcionou um contato inicial com a álgebra, fazendo com que os alunos relacionassem números com a parte literal (letras) e soubessem como identificá-las. Os alunos deveriam jogar feijões no alvo e após representar a cor acertada por cada um deles com uma letra. Ao final do jogo, os alunos somaram os resultados de todas as jogadas, resultando em um único monômio/polinômio. A atividade e a utilização de materiais diversificados proporcionam uma aprendizagem mais interativa e espontânea, facilitando assim o melhor desempenho dos alunos.
Downloads
Referências
GUIRADO, João Cesar. Jogos: um recurso divertido de ensinar e aprender Matemática na Educação Básica. Maringá: Elograf, 2010.
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Meaningful Learning Review. Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 25-46, 2011.
OLIVEIRA, Carlos Alberto Jesus de. Álgebra dos vitrôs. Brasília, 2009. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3684. Acesso em: 22 dez. 2015.
SANTOS, Genilson Ferreira dos. Os jogos como método facilitador no ensino de matemática. Monografia (Licenciatura em Matemática), Universidade Estadual de Goiás, Jussara, 2009. Disponível em: http://www.cdn.ueg.br/arquivos/jussara/conteudoN/1209/Genilson__PDF_2.pdf. Acesso em: 03 dez. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.