Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio

Autores

  • Leila Inês Pagliarini Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0001-6221-896X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275

Palavras-chave:

Ladrilhamento, Polígonos Regulares, Teorema de Kepler

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano.

 

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Biografia do Autor

  • Leila Inês Pagliarini Mello, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PPGEMAT), Porto Alegre, RS
    Professora do ensino fundamental e médio, da área de matemática, na rede pública e privada. Licenciada em Matemática, pela ULBRA. Pós-graduada em Informática na graduação, finalizando a pós-graduação em Ensino de Matemática no Ensino Médio, pela UFSM e mestranda no programa de pós-graduação em Ensino de Matemática pela UFRGS,

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

MELLO, Leila Inês Pagliarini. Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 165–174, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1275. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1275.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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