Por que apenas 5 poliedros de Platão?

Autores

  • Leila Inês Pagliarini Mello Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS
  • Juliana Mercedes Rheinheimer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0002-6670-1980

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1254

Palavras-chave:

Material Concreto, Ensino de Matemática, Geometria Espacial, Sólidos Regulares

Resumo

Este trabalho baseia-se no relato de uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos poliedros de Platão. O objetivo é fazer o estudo de todas as possibilidades de construção de poliedros regulares. Em cada possibilidade definiu-se o padrão, trabalhando ângulos de polígonos regulares, quantidade de arestas, faces e vértices. Aliada a arte à matemática, foram construídos com origamis os cinco Poliedros de Platão.

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Referências

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

MELLO, L. I. P.; RHEINHEIMER, J. M. Por que apenas 5 poliedros de Platão?. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 198–205, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1254. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1254. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência