Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1253Palavras-chave:
Sustentabilidade, Ensino da Matemática, Ensino da Geografia, GeometriaResumo
O presente artigo trata sobre o desenvolvimento de duas maquetes, construídas por uma turma de nono ano, que foi dividida em dois grupos para trabalhar com o tema sustentabilidade. Um grupo construiu uma casa sustentável e o outro uma casa com consumo elevado de energia. O grupo da casa consumista desenvolveu um circuito para gerar energia e o outro uma casa com hábitos sustentáveis, visando à preservação dos recursos naturais. Para construir as casas utilizaram-se placas de fibra de madeira de média densidade (MDF – Medium-Density Fiberboard). Os alunos tiveram que medir portas e janelas reais e utilizar as devidas proporções para utilização do MDF. O Teorema de Pitágoras foi usado para encontrar as medidas das janelas, portas, molduras, entre outros. Para a construção da maquete, foi desenvolvida uma planta com as medições reais, desenvolvendo o estudo de Escala.Downloads
Referências
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: ______.; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008.
NOVELLO, Tanise Paula; SILVEIRA, Daniel da Silva; LUZ, Vanessa Silva da; COPELLO, Gláucia Brasil; LAURINO, Débora Pereira. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCARE, III Encontro Sul Brasileiro de Pedagogia, 26-29 out. 2009. Disponível em: http://goo.gl/kVk7nU. Acesso em: 26 out. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.