Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade

Autores

  • Juliana Mercedes Rheinheimer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), PPGEMAT, Porto Alegre, RS http://orcid.org/0000-0002-6670-1980
  • Antonio Oney de Souza Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor João Batista de Lacerda, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1253

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ensino da Matemática, Ensino da Geografia, Geometria

Resumo

O presente artigo trata sobre o desenvolvimento de duas maquetes, construídas por uma turma de nono ano, que foi dividida em dois grupos para trabalhar com o tema sustentabilidade. Um grupo construiu uma casa sustentável e o outro uma casa com consumo elevado de energia. O grupo da casa consumista desenvolveu um circuito para gerar energia e o outro uma casa com hábitos sustentáveis, visando à preservação dos recursos naturais. Para construir as casas utilizaram-se placas de fibra de madeira de média densidade (MDF – Medium-Density Fiberboard). Os alunos tiveram que medir portas e janelas reais e utilizar as devidas proporções para utilização do MDF. O Teorema de Pitágoras foi usado para encontrar as medidas das janelas, portas, molduras, entre outros. Para a construção da maquete, foi desenvolvida uma planta com as medições reais, desenvolvendo o estudo de Escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BASTIAN, Irma Verri. O Teorema de Pitágoras. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2000. Disponível em: http://goo.gl/0pbPD8. Acesso em: 26 out. 2015.

BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: ______.; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.

EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008.

NOVELLO, Tanise Paula; SILVEIRA, Daniel da Silva; LUZ, Vanessa Silva da; COPELLO, Gláucia Brasil; LAURINO, Débora Pereira. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCARE, III Encontro Sul Brasileiro de Pedagogia, 26-29 out. 2009. Disponível em: http://goo.gl/kVk7nU. Acesso em: 26 out. 2015.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

RHEINHEIMER, J. M.; SOUZA, A. O. de. Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 206–213, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1253. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1253. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)