Trabalhando a Matemática e a Geografia através do tema Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1253Palabras clave:
Sustentabilidade, Ensino da Matemática, Ensino da Geografia, GeometriaResumen
O presente artigo trata sobre o desenvolvimento de duas maquetes, construídas por uma turma de nono ano, que foi dividida em dois grupos para trabalhar com o tema sustentabilidade. Um grupo construiu uma casa sustentável e o outro uma casa com consumo elevado de energia. O grupo da casa consumista desenvolveu um circuito para gerar energia e o outro uma casa com hábitos sustentáveis, visando à preservação dos recursos naturais. Para construir as casas utilizaram-se placas de fibra de madeira de média densidade (MDF – Medium-Density Fiberboard). Os alunos tiveram que medir portas e janelas reais e utilizar as devidas proporções para utilização do MDF. O Teorema de Pitágoras foi usado para encontrar as medidas das janelas, portas, molduras, entre outros. Para a construção da maquete, foi desenvolvida uma planta com as medições reais, desenvolvendo o estudo de Escala.Descargas
Citas
BOYER, Carl Benjamin. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 1974.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Brasília: MEC/SEF, 1997.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos – apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In: ______.; CALLAI, Helena Copetti; KAERCHER, Nestor André. (Orgs.) Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 2008.
NOVELLO, Tanise Paula; SILVEIRA, Daniel da Silva; LUZ, Vanessa Silva da; COPELLO, Gláucia Brasil; LAURINO, Débora Pereira. Material concreto: uma estratégia pedagógica para trabalhar conceitos matemáticos. IX Congresso Nacional de Educação – EDUCARE, III Encontro Sul Brasileiro de Pedagogia, 26-29 out. 2009. Disponível em: http://goo.gl/kVk7nU. Acesso em: 26 out. 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.