Tetris Pitagórico: o jogo como ferramenta para o ensino de geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id6958

Palavras-chave:

Teorema de Pitágoras, ensino, jogos, geometria

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma maneira lúdica de abordar o ensino da Matemática, usando um jogo pedagógico inspirado no mundialmente conhecido jogo Tetris e no tradicional Teorema de Pitágoras. Nosso objetivo é discutir a proposta de jogo intitulada Tetris Pitagórico, inspirada nos quebra-cabeças pitagóricos. A perspectiva teórico-metodológica discutida neste artigo foca na utilização de matemática recreativa, mais especificamente jogos, para promover um ensino de Matemática mais engajador. Acreditamos que essa abordagem dinâmica pode melhorar a qualidade do ensino, proporcionando uma experiência de aprendizado mais atrativa para os alunos. Por meio do jogo, propõe-se uma perspectiva para o ensino da Matemática que torne o aprendizado dos alunos mais interessante, sem perder de vista a importância da acessibilidade e da aplicação prática dos conceitos matemáticos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre, RS: Penso, 2018.

BARTLOVÁ, T. History and current state of recreational mathematics and its relation to serious mathematics. Orientador: Luboš Pick. 2016. 148 f. Tese (Doutorado em Matemática) –Departamento de Análise Matemática, Universidade Charles, Praga, 2016.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo, SP: IME-USP, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BROM, C.; PREUSS, M.; KLEMENT, D. Are educational computer micro-games engaging and effective for knowledge acquisition at high schools? A quasi-experimental study. Computers & Education, v. 57, n. 3, p. 1971-1988, 2011. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.04.007.

CALLAGHAN, M. N.; LONG, J. J.; VAN ES, E. A.; REICH, S. M.; RUTHERFORD, T. How teachers integrate a math computer game: Professional development use, teaching practices, and student achievement. Journal of Computer Assisted Learning, v. 34, n. 1, p. 10-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.1111/jcal.12209.

FOWLER, D. H.; KNORR, W. R. The Evolution of the Euclidean Elements: A Study of the Theory of Incommensurable Magnitudes and Its Significance for Early Greek Geometry. The Mathematical Gazette, v. 60, n. 413, p. 229, 1976.

FREDERICKSON, G. N. Dissections: plane and fancy. [S. l.]: Cambridge University Press, 1997.

GRABARCHUK, S. The Simple Book of Not-So-Simple Puzzles. [S. l.]: A K Peters/CRC Press, 2008.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Orientadora: Lucila Diehl Tolaine Fini. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, Brasil, 2000. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2000.210144.

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo, SP: Paulus, 2004.

HERNÁNDEZ, J. A. Teorema de Pitágoras: Una demostración sin palabras. Tecnura, v. 3, n. 6, p. 28-31, 2000. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/Tecnura/article/view/6084. Acesso em: 15 ago. 2024.

HUSSEIN, M. H; OWL, S. H; ELAISH M. M; JENSEN, E. O. Digital game-based learning in K-12 mathematics education: a systematic literature review. Education and information technologies, v. 27, n. 2, p. 2859-2891, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-021-10721-x.

LOOMIS, E. S. The Pythagorean Proposition. Washington, DC: National Council of Teachers of Mathematics, 1968.

MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

MACFARLANE, A. The Pythagorean theorem. Science, New York, v. 34, n. 867, p. 181-182, 1911.

NUNES, I. B. D. Demonstrações visuais: provas com e sem palavras. Orientador: Carlos Alexandre Gomes. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29256. Acesso em: 23 set. 2024.

RUSSO, J.; BRAGG, L.; RUSSO, T; MINAS, M. Identifying the characteristics of non-digital mathematical games most valued by educators. Education Sciences, v. 13, n. 30, p. 1-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci13010030.

SANTOS, E. A. dos; FRANÇA, G. dos S. de S.; SILVA, S. S. e. Quebra-cabeças pitagórico como material concreto manipulável: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 31072-31083, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n5-532.

SELVA, K. R.; CAMARGO, M. O jogo matemático como recurso para a construção do conhecimento. In: ENCONTRO GAÚCHO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2009, Ijuí. Anais [...]. Ijuí: Editora Unijuí, 2009. p. 1-13. Disponível em: http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em: 25 set. 2024.

ZABALA-VARGAS, Sergio A.; GARCÍA-MORA, Lewis H.; ARCINIEGAS-HERNANDEZ, Edgar; REINA-MEDRANO, Jerson I.; DE BENITO-CROSETTI, Bárbara; DARDER-MÉSQUIDA, Antonia. Strengthening Motivation in the Mathematical Engineering Teaching Processes: A Proposal from Gamification and Game-Based Learning. International Journal of Emerging Technologies in Learning, v. 16, n. 6, p. 4-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.3991/ijet.v16i06.16163.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

Tetris Pitagórico: o jogo como ferramenta para o ensino de geometria. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 10, n. 2, p. e2001, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id6958. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6958.. Acesso em: 3 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 322

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.