Ladrilhamentos no plano: uma atividade para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1275Palabras clave:
Ladrilhamento, Polígonos Regulares, Teorema de KeplerResumen
Este trabalho apresenta uma experiência realizada com alunos do terceiro ano em uma escola do município de Canoas, tendo como foco o estudo dos possíveis ladrilhamentos no plano. Aliando a arte à Matemática, com o objetivo de tornar o estudo mais significativo e agradável, construiu-se todas as possíveis possibilidades de ladrilhamento no plano com os polígonos regulares, respeitando os conceitos relacionados ao ladrilhamento e ao Teorema de Kepler. Em cada possibilidade, definiu-se o seu padrão, trabalhando com ângulos de polígonos regulares e, ao final, apresentou-se o teorema de Kepler. A atividade possibilitou a utilização de materiais manipuláveis nas aulas de Matemática, o que contribuiu para uma aprendizagem eficaz e agradável e, também, favoreceu a compreensão dos conceitos relacionados com a generalização das combinações dos polígonos no ladrilhamento no plano.
Descargas
Referencias
BARBOSA, R. M. Descobrindo padrões em mosaicos. São Paulo: Atual, 1993.
COELHO, André. Estudos dos polígonos por intermédio da pavimentação do plano. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão, Departamento de Matemática, 2014.
CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de matemática e a geometria: opiniões sobre a área e seu ensino. Tese (Doutorado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, UFSCar, 2006.
DIAS, Cláudio Carlos. Desafio Geométrico: módulo 1. Cuiabá: Central de Texto, 2013.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Mini Aurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba, 2010.
MURARI, Claudemir; SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano por polígonos regulares e visualização em caleidoscópios. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática, Educação Matemática Cultura e Diversidade, Salvador, 2010. Disponível em: http://www.lematec.net/CDS/ENEM10/artigos/MC/T12_MC1750.pdf. Acesso em: 26 set. 2015.
PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SANTOS, Marli Regina dos. Pavimentações do plano: um estudo com professores de matemática e artes. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2006.
SILVA, E. A.; LOURENÇO, M. L; MARTINS, L. C. J. Uma introdução à pavimentação arquimediana do plano. Boletim de Educação Matemática, ano 9, n. 10, p. 53-66, 1994.
VRECCHI, Rosângela Aparecida da Cunha. Das artes às embalagens: buscando caminhos para aprender Geometria. In: Secretaria da Educação. Governo do estado do Paraná. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2012/2012_uem_mat_artigo_rosangela_aparecida_da_cunha_vrecchi.pdf. Acesso em: 29 set. 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.