Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1193Palavras-chave:
Investigação Matemática, Escrita de Conjecturas, Trabalho em GrupoResumo
Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.
Downloads
Referências
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PONTE, João. P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigações matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando a Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental: Módulo II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.