Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio

Autores

  • Ludmila Maccali Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS http://orcid.org/0000-0001-7346-7689
  • Marli Terezinha Quartieri Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
  • Daniela Saldanha Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
  • Bruna dos Santos Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1193

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Escrita de Conjecturas, Trabalho em Grupo

Resumo

Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DEAQUINO, Carlos Tasso Eira. Como aprender: andragogia e as habilidades de aprendizagem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PONTE, João. P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigações matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando a Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental: Módulo II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

MACCALI, L.; QUARTIERI, M. T.; SALDANHA, D.; SANTOS, B. dos; GIONGO, I. M. Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 135–142, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1193. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1193. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)