Atividades investigativas desenvolvidas com alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1193Keywords:
Investigação Matemática, Escrita de Conjecturas, Trabalho em GrupoAbstract
Neste trabalho realizou-se uma intervenção pedagógica que teve como objetivo geral proporcionar atividades de investigação matemática utilizando os conteúdos de álgebra, de produtos notáveis e de equações de 2º grau, possibilitando ao educando análises e escritas de conjecturas sobre os temas abordados. Esta pesquisa desencadeou uma abordagem qualitativa, na qual para coleta de dados foram consideradas as observações dos educandos durante a realização das atividades, além de um diário de campo dos alunos e do professor. Além disso, para a análise dos resultados emergentes gravou-se o áudio de todas as aulas. As atividades foram pensadas e organizadas visando à possibilidade do surgimento de diversas conjecturas por parte dos discentes, proporcionando-se momentos de discussões entre os grupos de alunos, além de testes das conjecturas formuladas pelos mesmos. Por último oportunizou-se a apresentação das hipóteses comprovadas pelos grupos, bem como a avalição dos resultados obtidos. Como resultados, evidenciou-se que as atividades de investigação matemática auxiliaram na potencialidade do trabalho em grupo, e que os educandos encontraram diferentes estratégias para as resoluções das atividades.
Downloads
References
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
PONTE, João. P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Helia. Investigações matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando a Matemática nas Séries Finais do Ensino Fundamental: Módulo II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Tradução de Orlando de Andrade Figueiredo e Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.