Uma brevíssima introdução matemática à mecânica clássica e à teoria da relatividade geral de Einstein
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1201Palavras-chave:
Física-matemática, Mecânica Clássica, Relatividade GeralResumo
Neste trabalho, discute-se superficialmente diferentes formulações matemáticas de algumas teorias da Física. Além disso, apresenta-se algumas das ideias fundamentais de Newton, que, no século XVII, deram origem à Mecânica Clássica (LOPES, 2006; GONDAR; CIPOLATTI, 2009). Em seguida, aborda-se diferentes formulações da mecânica, devidas, principalmente, a Lagrange e Hamilton. Estas teorias têm como principal objetivo descrever as leis fundamentais da natureza. De certa forma, uma teoria completa deveria ser capaz de prever o futuro desde que se tenham informações suficientes sobre o presente. No entanto, alguns eventos que ocorrem no nosso universo não podem ser descritos pelas ideias de Newton. No início do século XX, Einstein propôs a teoria da relatividade, uma teoria até então coerente com nossas observações do universo (SUSSKIND, 2009). A apresentação aqui proposta utilizará recursos computacionais e quadro. É esperado que os participantes tenham conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral.
Downloads
Referências
LOPES, Artur O. Introdução à Mecânica Clássica. São Paulo: EDUSP, 2006.
SUSSKIND, Leonard. Einstein's General Theory of Relativity. Stanford YouTube Channel. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=hbmf0bB38h0. Acesso em: 19 out. 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.