A presença da História da Matemática no desenvolvimento da Trigonometria do Triângulo Retângulo nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3836

Palavras-chave:

Trigonometria, História da Matemática, Livro Didático, Ensino Médio

Resumo

D’Ambrosio (1996) aponta que a História da Matemática é uma área que pode trazer diversas contribuições ao ensino da Matemática. O objetivo desta pesquisa foi analisar se e como é abordada a História da Matemática em livros de Matemática do Ensino Médio em torno da “Trigonometria do Triângulo Retângulo”. Como referencial teórico apoiamo-nos no fenômeno da vulgata (CHERVEL, 1990) e nos possíveis usos pedagógicos da História da Matemática. Como ferramenta de análise utilizamos a pesquisa documental descrita em Gil (2002) em uma amostra de três coleções de livros de Matemática do Ensino Médio, nos aspectos quantitativos e qualitativos. Como categorias de análise qualitativa adaptamos as considerações de Vianna (1995 apud BIANCHI, 2006) com relação aos usos da História da Matemática como motivação, informação, estratégia didática e desenvolvimento do conteúdo. Observamos que essas categorias foram encontradas nos livros didáticos e que trazem contribuições, mas devem ser complementadas por uma mediação adequada por parte do professor de Matemática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Marcelo Pommer, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Programa de Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), Diadema, SP

    Trabalho atualmente na Licenciatura em Ciências da UNIFESP, campus Diadema-SP e na pós-graduação do curso. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números, Equação Diofantina Linear, Frações Contínuas e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

  • Pedro Pereira de Almeida Júnior, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, SP

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo(2019).

Downloads

Publicado

2020-05-14

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

A presença da História da Matemática no desenvolvimento da Trigonometria do Triângulo Retângulo nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 1, p. 1–17, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i1id3836. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3836.. Acesso em: 8 set. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 321

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.