A presença da História da Matemática no desenvolvimento da Trigonometria do Triângulo Retângulo nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3836

Palavras-chave:

Trigonometria, História da Matemática, Livro Didático, Ensino Médio

Resumo

D’Ambrosio (1996) aponta que a História da Matemática é uma área que pode trazer diversas contribuições ao ensino da Matemática. O objetivo desta pesquisa foi analisar se e como é abordada a História da Matemática em livros de Matemática do Ensino Médio em torno da “Trigonometria do Triângulo Retângulo”. Como referencial teórico apoiamo-nos no fenômeno da vulgata (CHERVEL, 1990) e nos possíveis usos pedagógicos da História da Matemática. Como ferramenta de análise utilizamos a pesquisa documental descrita em Gil (2002) em uma amostra de três coleções de livros de Matemática do Ensino Médio, nos aspectos quantitativos e qualitativos. Como categorias de análise qualitativa adaptamos as considerações de Vianna (1995 apud BIANCHI, 2006) com relação aos usos da História da Matemática como motivação, informação, estratégia didática e desenvolvimento do conteúdo. Observamos que essas categorias foram encontradas nos livros didáticos e que trazem contribuições, mas devem ser complementadas por uma mediação adequada por parte do professor de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET), Programa de Ensino de Ciências e Matemática (PECMA), Diadema, SP

Trabalho atualmente na Licenciatura em Ciências da UNIFESP, campus Diadema-SP e na pós-graduação do curso. Sou bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Mackenzie (1983) e Física pela PUC/SP (1996). Tenho especialização em Matemática, pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestrado acadêmico em Educação Matemática (PUSP, 2008) e doutorado em Educação (FEUSP, 2012). Minha experiência em pesquisas se situa nos seguintes temas: Teoria Elementar dos Números, Equação Diofantina Linear, Frações Contínuas e Números Irracionais. Na parte teórico-metodológica o enfoque envolve a Didática da Matemática Francesa, especialmente na Engenharia Didática de Brousseau e Artigue, nos Registros de Representação Semiótica de Duval, na Teoria do Antropológico de Chevallard, na Metacognição e nos Núcleos de Significação.

Pedro Pereira de Almeida Júnior, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, SP

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo(2019).

Downloads

Publicado

2020-05-14

Como Citar

POMMER, W. M.; ALMEIDA JÚNIOR, P. P. DE. A presença da História da Matemática no desenvolvimento da Trigonometria do Triângulo Retângulo nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 1, p. 1-17, 14 maio 2020.

Edição

Seção

Ensino de Matemática