Os Registros Semióticos em equações do primeiro grau: uma análise sobre livros didáticos do Ensino Fundamental

Autores

  • Vanessa da Silva Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8336-6021
  • Jeremias Stein Rodriguês Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (DALTEC), Florianópolis, SC, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7869-5856

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3919

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Registros de Representação Semiótica

Resumo

A abordagem do conceito de equações do primeiro grau com uma incógnita em livros didáticos, do Ensino Fundamental, viabiliza o acesso e a aprendizagem do objeto matemático com base nas perspectivas da Teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS)? Para isso, tomamos como objetivo analisar livros didáticos de forma a verificar se o uso das representações empregadas no conteúdo de equações do primeiro grau, no sétimo ano do Ensino Fundamental, vai ao encontro dos princípios de aprendizagem da TRRS. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três livros didáticos de Matemática do sétimo do Ensino Fundamental, listados pelo PNLD 2017. A análise do material foi feita em conjunto com a TRRS, de Raymond Duval, na qual se afirma que na aprendizagem da Matemática a compreensão do saber tem relação direta com a coordenação das representações do objeto matemático. Analisamos então as representações semióticas das equações do primeiro grau em cada livro e como estas, assim como os procedimentos cognitivos da teoria, foram utilizadas. Os resultados obtidos apontam que a utilização dos registros de representação semiótica poderia ser abordada de uma forma mais completa, de modo que o livro melhor auxilie no processo de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Vanessa da Silva Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Matemática e Estatística, Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Porto Alegre, RS, Brasil

    Professora de Matemática na rede Municipal de Sombrio - SC e na rede Estadual de Santa Catarina. Graduada em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense- Campus avançado Sombrio - IFC, 2011-2014. Atuou como bolsista no Projeto de PODER - Projeto de Orientação e Desenvolvimento de Ensino e Raciocínio, durante o período da graduação. Pós graduada em Educação Cientifica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá - IFSC, 2016 - 2017. Atualmente cursa mestrado em Ensino de Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

  • Jeremias Stein Rodriguês, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Departamento Acadêmico de Linguagem, Tecnologia, Educação e Ciência (DALTEC), Florianópolis, SC, Brasil

    Possuo graduação em Licenciatura em Matemática (2012) e Mestrado Profissional e Matemática - PROFMAT (2016), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente sou aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Sou professor de Matemática no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, no Campus Florianópolis.

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Publicado

2020-09-16

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

Os Registros Semióticos em equações do primeiro grau: uma análise sobre livros didáticos do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 2, p. e2005, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i2id3919. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3919.. Acesso em: 13 out. 2024.

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