Os Registros Semióticos em equações do primeiro grau: uma análise sobre livros didáticos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3919Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Registros de Representação SemióticaResumo
A abordagem do conceito de equações do primeiro grau com uma incógnita em livros didáticos, do Ensino Fundamental, viabiliza o acesso e a aprendizagem do objeto matemático com base nas perspectivas da Teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS)? Para isso, tomamos como objetivo analisar livros didáticos de forma a verificar se o uso das representações empregadas no conteúdo de equações do primeiro grau, no sétimo ano do Ensino Fundamental, vai ao encontro dos princípios de aprendizagem da TRRS. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três livros didáticos de Matemática do sétimo do Ensino Fundamental, listados pelo PNLD 2017. A análise do material foi feita em conjunto com a TRRS, de Raymond Duval, na qual se afirma que na aprendizagem da Matemática a compreensão do saber tem relação direta com a coordenação das representações do objeto matemático. Analisamos então as representações semióticas das equações do primeiro grau em cada livro e como estas, assim como os procedimentos cognitivos da teoria, foram utilizadas. Os resultados obtidos apontam que a utilização dos registros de representação semiótica poderia ser abordada de uma forma mais completa, de modo que o livro melhor auxilie no processo de ensino e aprendizagem.
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