Os Registros Semióticos em equações do primeiro grau: uma análise sobre livros didáticos do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id3919Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Matemática, Equação do Primeiro Grau, Registros de Representação SemióticaResumo
A abordagem do conceito de equações do primeiro grau com uma incógnita em livros didáticos, do Ensino Fundamental, viabiliza o acesso e a aprendizagem do objeto matemático com base nas perspectivas da Teoria de Registros de Representação Semiótica (TRRS)? Para isso, tomamos como objetivo analisar livros didáticos de forma a verificar se o uso das representações empregadas no conteúdo de equações do primeiro grau, no sétimo ano do Ensino Fundamental, vai ao encontro dos princípios de aprendizagem da TRRS. Deste modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em três livros didáticos de Matemática do sétimo do Ensino Fundamental, listados pelo PNLD 2017. A análise do material foi feita em conjunto com a TRRS, de Raymond Duval, na qual se afirma que na aprendizagem da Matemática a compreensão do saber tem relação direta com a coordenação das representações do objeto matemático. Analisamos então as representações semióticas das equações do primeiro grau em cada livro e como estas, assim como os procedimentos cognitivos da teoria, foram utilizadas. Os resultados obtidos apontam que a utilização dos registros de representação semiótica poderia ser abordada de uma forma mais completa, de modo que o livro melhor auxilie no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
BIANCHINI, E. Matemática Bianchini. São Paulo: Moderna, 2015.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.
CAMARGO, A. P. S. Aprendizagem em Álgebra, uma Investigação no Oitavo Ano. 2014. 51f. Monografia (Licenciatura em Matemática) – Departamento de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Rondônia, Paraná, 2014.
DANTE, L. R. Projeto Teláris: Matemática 7. São Paulo: Ática, 2015.
DUVAL, R. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da
Compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, p. 11-33, 2003.
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad.: LEVY, L. F.; SILVEIRA, M. R. A. da. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: Matemática 7. São Paulo: Moderna, 2014.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, G.; GITIRANA, V.; CAVALCANTI, M.; MARQUES, M. Análise das atividades sobre representações gráficas nos livros didáticos de matemática. SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., Recife, 2008. Anais... Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2008.
MENEZES, D. L. Abecedário da Álgebra. São Paulo: Nobel, 1970.
MORETTI, M. T. O papel dos registros de representação na aprendizagem de Matemática. Revista Contrapontos, Itajaí, SC, ano 2, n. 3, p. 423-437, set./dez. 2002. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/180. Acesso em: 19 abr. 2020.
OLIVEIRA, A. T. C. C. Reflexões sobre a aprendizagem da álgebra. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 12, ano 9, p. 35-39, jun. 2002. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/1100. Acesso em: 19 abr. 2020.
PONTE, J. P. da. As equações nos manuais escolares. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 4, n. 8, p. 149-170, 2003. Disponível em: http://www.rbhm.org.br/issues/RBHM%20-%20vol.4,%20no8,%20outubro%20(2004)/4%20-%20Ponte.pdf. Acesso em: 19 abr. 2020.
RODRIGUÊS, J. S.; COSTA, D. A. da. A Comissão dos Quinze e os Primeiros Movimentos Acerca do Ensino da Álgebra na Escola Primária Brasileira. Acta Scientiae, Canoas, v. 21, n. 6, p. 150-172, nov./dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.5450.
SANTAELLA, L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2002.
USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações das variáveis. In:
COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. As idéias da álgebra. São Paulo: Atual, p. 9-21, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.