Geometria Espacial no Ensino Fundamental: construir para aprender
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1280Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, Registro de Representações Semióticas, Geometria Espacial, InterdisciplinaridadeResumo
Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento adquirido pelos educandos, em uma abordagem no contexto da Geometria nas aulas de Matemática, destacando elementos relacionados aos sólidos geométricos, especialmente a prismas e pirâmides. Duas turmas, ambas com 25 alunos, foram analisadas. Para tanto, metodologias diferentes de trabalho foram adotadas em cada turma. Na Turma A o professor abordou o conteúdo por meio de uma metodologia prática, envolvendo construção e raciocínio. Os educandos construíram vários sólidos geométricos utilizando palitos, massa de modelar ou bolinhas de isopor. A partir dos modelos construídos vários conceitos geométricos foram trabalhados, assim como a tridimensionalidade, as propriedades dos mesmos, a representação das suas formas, entre outros. Na Turma B, os mesmos elementos foram abordados, porém, restringindo-se apenas à visualização dos sólidos no livro didático. A aplicação de um teste nos dois grupos possibilitou verificar valores expressivos de acertos para os alunos da turma que realizou a construção física dos sólidos geométricos.
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