Geometria Espacial no Ensino Fundamental: construir para aprender

Autores

  • Sandra Maria Schröetter Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ
  • Nilson Sergio Peres Stahl Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ
  • Estefane Costa Domingues Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1280

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Registro de Representações Semióticas, Geometria Espacial, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Esta pesquisa teve como objetivo analisar o conhecimento adquirido pelos educandos, em uma abordagem no contexto da Geometria nas aulas de Matemática, destacando elementos relacionados aos sólidos geométricos, especialmente a prismas e pirâmides. Duas turmas, ambas com 25 alunos, foram analisadas. Para tanto, metodologias diferentes de trabalho foram adotadas em cada turma. Na Turma A o professor abordou o conteúdo por meio de uma metodologia prática, envolvendo construção e raciocínio. Os educandos construíram vários sólidos geométricos utilizando palitos, massa de modelar ou bolinhas de isopor. A partir dos modelos construídos vários conceitos geométricos foram trabalhados, assim como a tridimensionalidade, as propriedades dos mesmos, a representação das suas formas, entre outros. Na Turma B, os mesmos elementos foram abordados, porém, restringindo-se apenas à visualização dos sólidos no livro didático. A aplicação de um teste nos dois grupos possibilitou verificar valores expressivos de acertos para os alunos da turma que realizou a construção física dos sólidos geométricos.

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Biografia do Autor

Sandra Maria Schröetter, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ

Doutoranda em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Licenciada em Matemática Plena com Habilitação para Física e Desenho Geométrico pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Possui especialização em Educação Ambiental pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Especialização em Educação Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (FAFIC). Tem experiência na área de Matemática e Física, com ênfase em Matemática.

Nilson Sergio Peres Stahl, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos (1988), graduação em Licenciatura em Ciências e Matemática 1º Grau pela Universidade São Francisco (1982), graduação em engenharia civil pela Universidade São Francisco (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003)., pós doutorado em Rutgers State University of New Jersey, EUA, onde pesquisou sobre Ensino/Aprendizagem colaborativa em ambiente virtual e análise qualitativa de dados. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro onde é credenciado nos Programas de pós Graduação em Cognição e Linguagem e Ciências Naturais. Foi coordenador do PARFOR por cinco anos.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, metodologia de ensino,ambientes virtuais de aprendizagem, modelagem matemática, formação de professores e interdisciplinaridade.

Estefane Costa Domingues, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ

Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Professora do município de Quissamã-RJ e do município de Campos dos Goytacazes-RJ.  

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Publicado

2016-07-18

Como Citar

SCHRÖETTER, S. M.; STAHL, N. S. P.; DOMINGUES, E. C. Geometria Espacial no Ensino Fundamental: construir para aprender. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 58–71, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1280. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1280. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática