Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1234Palavras-chave:
Sistemas Lineares, Tecnologia, Representações Semióticas, GeogebraResumo
O estudo feito por Ferreira (2013) em uma análise sobre livros didáticos mostra que a forma como tradicionalmente o conteúdo de sistemas lineares é apresentado desconsidera a investigação geométrica da solução, sugerindo-se assim como é trabalhado, comumente, este assunto em sala de aula. A partir disso, criaram-se atividades que possibilitassem uma nova abordagem para o estudo da existência ou não de solução para sistemas lineares, proporcionando novas contribuições para a discussão envolvendo o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Fundamentado na teoria de representações semióticas de Duval (2009, 2010) justificou-se o trabalho, uma vez que se acredita na mudança no tratamento como auxiliador do processo de aprendizagem. Buscou-se, com o uso das tecnologias, tornar o método dinâmico e interativo facilitando a construção do conhecimento pelo estudante. Com as atividades construídas no software Geogebra, acreditou-se que a representação gráfica de um sistema linear poderia auxiliar na inferência do estudante sobre a existência ou não de solução. Os dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos sujeitos investigados serviram para a validação da proposta de ensino. A sequência de atividades apresentada contribuiu para a evolução dos estudantes, na inferência sobre a existência ou não de solução em Sistemas Lineares de Equações de 1º Grau com Duas Incógnitas. Constatou-se ao final da pesquisa que a aplicação das atividades contribuiu de maneira satisfatória no aprendizado dos estudantes.
Downloads
Referências
DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
FERREIRA, A. E. G. A importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Ponta Grossa: UEPG, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).