Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval

Autores

  • Germano Mateus Machado Zugno Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Michelsch João da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, RS
  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-7406-2517

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1234

Palavras-chave:

Sistemas Lineares, Tecnologia, Representações Semióticas, Geogebra

Resumo

O estudo feito por Ferreira (2013) em uma análise sobre livros didáticos mostra que a forma como tradicionalmente o conteúdo de sistemas lineares é apresentado desconsidera a investigação geométrica da solução, sugerindo-se assim como é trabalhado, comumente, este assunto em sala de aula. A partir disso, criaram-se atividades que possibilitassem uma nova abordagem para o estudo da existência ou não de solução para sistemas lineares, proporcionando novas contribuições para a discussão envolvendo o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Fundamentado na teoria de representações semióticas de Duval (2009, 2010) justificou-se o trabalho, uma vez que se acredita na mudança no tratamento como auxiliador do processo de aprendizagem. Buscou-se, com o uso das tecnologias, tornar o método dinâmico e interativo facilitando a construção do conhecimento pelo estudante. Com as atividades construídas no software Geogebra, acreditou-se que a representação gráfica de um sistema linear poderia auxiliar na inferência do estudante sobre a existência ou não de solução. Os dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos sujeitos investigados serviram para a validação da proposta de ensino. A sequência de atividades apresentada contribuiu para a evolução dos estudantes, na inferência sobre a existência ou não de solução em Sistemas Lineares de Equações de 1º Grau com Duas Incógnitas. Constatou-se ao final da pesquisa que a aplicação das atividades contribuiu de maneira satisfatória no aprendizado dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Germano Mateus Machado Zugno, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, RS
    Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul (2015).
  • Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, RS
    Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela PUC-PR (2010) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, atuando em cursos técnicos e no curso de licenciatura em matemática.
  • Rodrigo Sychocki da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
    Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pela UFRGS. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul desde 2011. Atua como professor orientador do projeto PIC/OBMEP vinculado ao CNPQ/CAPES desde 2013. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias da epistemologia genética e das representações semióticas para o fenômeno da aprendizagem matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Referências

DUVAL, R. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2010.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

FERREIRA, A. E. G. A importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Ponta Grossa: UEPG, 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 8, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1234. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1234.. Acesso em: 3 out. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 191

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>