Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval

Autores

  • Germano Mateus Machado Zugno Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, RS
  • Michelsch João da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, RS
  • Rodrigo Sychocki da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-7406-2517

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1234

Palavras-chave:

Sistemas Lineares, Tecnologia, Representações Semióticas, Geogebra

Resumo

O estudo feito por Ferreira (2013) em uma análise sobre livros didáticos mostra que a forma como tradicionalmente o conteúdo de sistemas lineares é apresentado desconsidera a investigação geométrica da solução, sugerindo-se assim como é trabalhado, comumente, este assunto em sala de aula. A partir disso, criaram-se atividades que possibilitassem uma nova abordagem para o estudo da existência ou não de solução para sistemas lineares, proporcionando novas contribuições para a discussão envolvendo o ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Fundamentado na teoria de representações semióticas de Duval (2009, 2010) justificou-se o trabalho, uma vez que se acredita na mudança no tratamento como auxiliador do processo de aprendizagem. Buscou-se, com o uso das tecnologias, tornar o método dinâmico e interativo facilitando a construção do conhecimento pelo estudante. Com as atividades construídas no software Geogebra, acreditou-se que a representação gráfica de um sistema linear poderia auxiliar na inferência do estudante sobre a existência ou não de solução. Os dados obtidos a partir dos questionários respondidos pelos sujeitos investigados serviram para a validação da proposta de ensino. A sequência de atividades apresentada contribuiu para a evolução dos estudantes, na inferência sobre a existência ou não de solução em Sistemas Lineares de Equações de 1º Grau com Duas Incógnitas. Constatou-se ao final da pesquisa que a aplicação das atividades contribuiu de maneira satisfatória no aprendizado dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Germano Mateus Machado Zugno, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, RS

Graduado em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul (2015).

Michelsch João da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). Especialização em Tecnologias do Ensino da Matemática pela PUC-PR (2010) e mestrado em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática. Atualmente é professor de Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, atuando em cursos técnicos e no curso de licenciatura em matemática.

Rodrigo Sychocki da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licenciado em Matemática (2007) e mestre em Ensino de Matemática (2012) pela UFRGS. Doutorando em Informática na Educação pela UFRGS. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul desde 2011. Atua como professor orientador do projeto PIC/OBMEP vinculado ao CNPQ/CAPES desde 2013. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias da epistemologia genética e das representações semióticas para o fenômeno da aprendizagem matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Referências

DUVAL, R. Registros de representação semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2010.

DUVAL, R. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.

FERREIRA, A. E. G. A importância dos sistemas lineares no ensino médio e a contribuição para a matemática e suas aplicações. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional). Ponta Grossa: UEPG, 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

ZUGNO, G. M. M.; SILVA, M. J. da; SILVA, R. S. da. Sobre o uso das tecnologias digitais e suas implicações no estudo da existência de soluções para sistemas 2x2: uma análise por meio da mudança no tratamento semiótico à luz da teoria de Raymond Duval. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 8, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1234. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1234. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>