Análise na rede pública estadual de ensino de Caxias do Sul das causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do ensino médio

Autores

  • Marina Buzin Pacheco Escola Municipal de Educação Básica Professora Belizária Rodrigues, Lages, SC http://orcid.org/0000-0002-4625-9793
  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-8674-0223

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1165

Palavras-chave:

Dificuldades de Aprendizagem, Ensino, Aprendizagem, Matemática

Resumo

A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de Marina Pacheco, sob orientação da professora Dra. Greice Andreis, no Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer algumas das possíveis causas associadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática. A partir de uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionários a estudantes concluintes do ensino médio regular da rede pública estadual de ensino de Caxias do Sul, e seus professores de Matemática, buscou-se identificar por que a Matemática é um dos componentes curriculares em que os estudantes apresentam maior dificuldade, e como estas dificuldades podem ser superadas, mediante o conhecimento de suas causas. A partir da literatura, identificaram-se algumas das causas como a capacitação dos professores que atuam nas séries iniciais (FIORENTINI, 2008), a influência da família (BRUM, 2013) e as metodologias adotadas pelos professores (CUNHA, 2009; D’AMBROSIO, 2011). Com a pesquisa de campo evidenciou-se que as dificuldades ainda podem estar relacionadas à falta de compreensão e interpretação, ao aprendizado superficial e a problemas de concentração. A partir das causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática encontradas, apresentam-se alguns pontos a serem observados pelos professores: formação continuada, reflexão sobre sua prática docente, conexões entre conteúdos matemáticos e cotidiano, conhecimento sobre a realidade do estudante, interesse e motivação pela Matemática e metodologias de ensino. Conhecer as causas das dificuldades de aprendizagem é fundamental para a intervenção do professor no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Buzin Pacheco, Escola Municipal de Educação Básica Professora Belizária Rodrigues, Lages, SC

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul (2014).

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul.

Referências

BRUM, W. P. Crise no ensino de matemática: amplificadores que potencializam o fracasso da aprendizagem. São Paulo: Clube dos Autores, 2013.

CUNHA, M. I. A relação professor-aluno. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática. 27. ed., Campinas: Papirus, 2009.

D’ AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 22. ed., Campinas: Papirus, 2011.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

PACHECO, M. B.; ANDREIS, G. da S. L. Análise na rede pública estadual de ensino de Caxias do Sul das causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do ensino médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 10, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1165. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1165. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.