Análise na rede pública estadual de ensino de Caxias do Sul das causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática: percepção de professores e estudantes do 3º ano do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1165Palabras clave:
Dificuldades de Aprendizagem, Ensino, Aprendizagem, MatemáticaResumen
A presente pesquisa é resultado do trabalho de conclusão de curso de Marina Pacheco, sob orientação da professora Dra. Greice Andreis, no Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer algumas das possíveis causas associadas às dificuldades de aprendizagem em Matemática. A partir de uma pesquisa de campo, realizada por meio de questionários a estudantes concluintes do ensino médio regular da rede pública estadual de ensino de Caxias do Sul, e seus professores de Matemática, buscou-se identificar por que a Matemática é um dos componentes curriculares em que os estudantes apresentam maior dificuldade, e como estas dificuldades podem ser superadas, mediante o conhecimento de suas causas. A partir da literatura, identificaram-se algumas das causas como a capacitação dos professores que atuam nas séries iniciais (FIORENTINI, 2008), a influência da família (BRUM, 2013) e as metodologias adotadas pelos professores (CUNHA, 2009; D’AMBROSIO, 2011). Com a pesquisa de campo evidenciou-se que as dificuldades ainda podem estar relacionadas à falta de compreensão e interpretação, ao aprendizado superficial e a problemas de concentração. A partir das causas das dificuldades de aprendizagem em Matemática encontradas, apresentam-se alguns pontos a serem observados pelos professores: formação continuada, reflexão sobre sua prática docente, conexões entre conteúdos matemáticos e cotidiano, conhecimento sobre a realidade do estudante, interesse e motivação pela Matemática e metodologias de ensino. Conhecer as causas das dificuldades de aprendizagem é fundamental para a intervenção do professor no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática.
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Citas
CUNHA, M. I. A relação professor-aluno. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Repensando a didática. 27. ed., Campinas: Papirus, 2009.
D’ AMBROSIO, U. Educação matemática: da teoria à prática. 22. ed., Campinas: Papirus, 2011.
FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.
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