A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id6979

Palavras-chave:

generalização, pensamento algébrico, regularidades

Resumo

O contexto atual do ensino da Álgebra tem indicado ações que promovam o desenvolvimento do pensamento algébrico. Uma dessas formas de promoção seria explorar a busca de regularidades e generalizações. Se, por um lado, pesquisas e normativas apontam para a necessidade dessa abordagem, por outro, no contexto da prática no ensino dessa temática ainda predomina a forma mecânica, em que se valoriza a manipulação de símbolos e regras, com a visão letrista sendo a dominante. Diante dessas questões, o presente artigo se propõe a discutir como os alunos percebem e consolidam a noção de regularidade, e como indicam a generalização em atividades de Álgebra. Nessa trajetória, analisam-se as respostas a um teste aplicado a 41 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que os alunos têm facilidade na percepção de regularidades, contudo apresentam dificuldades para expressar a generalização na existência de um padrão e em situações nas quais não há regularidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

ALVARENGA, D.; VALE, I. A exploração de problemas de padrão: um contributo para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Quadrante, v. 16, n. 1, p. 27-55, 30 jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.48489/quadrante.22813.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: ALVAREZ, M. J.; SANTOS, S. B.; BAPTISTA, T. M. Porto: Porto Editora, 1994.

BOOTH, L. R. Dificuldades das crianças que se iniciam em álgebra. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (org.). As idéias da Álgebra. Tradução: DOMINGUES, H. H. 23. ed. São Paulo: Atual, 1995. p. 23-36.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 16 out. 2023.

CAMPOS, M. A. Uma sequência didática para o desenvolvimento do pensamento algébrico no 6º ano do ensino fundamental. Orientador: Luiz Márcio Santos Farias. 2019. 206 f. (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29633. Acesso em: 13 set. 2024.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A.; MIGUEL, A. Contribuição para um repensar da Educação Algébrica Elementar. Pro-posições, Campinas, v. 4, n. 1, 1993. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644384/11808. Acesso em: 30 set. 2023.

GRILLO, C. L.; LUCIO, C. C. B.; CUSTÓDIO, I. A; FRARE, R. E. B. O desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris. (org.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018, p. 13-23. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

LINS, R. C.; GIMENEZ, J. Perspectivas em aritmética e álgebra para o século XXI. 4. ed. Campinas: Papirus Editora, 1997.

PONTE, J. P. Álgebra no currículo escolar. Educação e Matemática, n. 85, 31 nov./dez. 2005. Disponível em: https://em.apm.pt/index.php/em/article/view/1434. Acesso em: 13 set. 2024.

PONTE, J. P.; BRANCO, N.; MATOS, A. Álgebra no Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2009. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/7105/1/Ponte-Branco-Matos%20%28Brochura_Algebra%29%20Set%202009.pdf. Acesso em: 30 set. 2023.

SANTOS, C. C. S.; LUVISON, C. C.; MOREIRA, K. G. A construção do pensamento algébrico no Ensino Fundamental I: possíveis trabalhos para a percepção de regularidades e de generalizações. In: NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Íris. (org.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) Matemática. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2018. p. 13-23. Disponível em: https://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_desenv.pdf. Acesso em: 25 mar. 2024.

SOCAS, M. M.; CAMACHO M.; PALAREA M.; HERNÁNDEZ J. Iniciación al algebra. Madrid: Ed Sínteses, 1996.

TINOCO, L. A. A. (coord.). Álgebra: pensar, calcular, comunicar. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ/IM, 2011.

USISKIN, Z. Concepções sobre a álgebra da escola média e utilizações de variáveis. In: COXFORD, A. F.; SHULTE, A. P. (org.). As idéias da Álgebra. Tradução: DOMINGUES, H. H. São Paulo: Atual, 1995.

VALE, I.; BARBOSA, A.; FONSECA, L.; PIMENTEL, T., BORRALHO, A.; CABRITA, I.; BARBOSA, E. Padrões em matemática: uma proposta didática no âmbito do novo programa para o ensino básico. Lisboa: Texto, 2011.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

ROCHA, Ana Paula Francisca Pires da; ASSIS, Érika Helena; MIRANDA, Nayara Thaís Santana; PAULA, Paula Silveira Alves de. A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2002, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id6979. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6979.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 21

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.