A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades

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DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id6979

Palavras-chave:

generalização, pensamento algébrico, regularidades

Resumo

O contexto atual do ensino da Álgebra tem indicado ações que promovam o desenvolvimento do pensamento algébrico. Uma dessas formas de promoção seria explorar a busca de regularidades e generalizações. Se, por um lado, pesquisas e normativas apontam para a necessidade dessa abordagem, por outro, no contexto da prática no ensino dessa temática ainda predomina a forma mecânica, em que se valoriza a manipulação de símbolos e regras, com a visão letrista sendo a dominante. Diante dessas questões, o presente artigo se propõe a discutir como os alunos percebem e consolidam a noção de regularidade, e como indicam a generalização em atividades de Álgebra. Nessa trajetória, analisam-se as respostas a um teste aplicado a 41 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que os alunos têm facilidade na percepção de regularidades, contudo apresentam dificuldades para expressar a generalização na existência de um padrão e em situações nas quais não há regularidade.

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Publicado

2024-10-04

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

ROCHA, Ana Paula Francisca Pires da; ASSIS, Érika Helena; MIRANDA, Nayara Thaís Santana; PAULA, Paula Silveira Alves de. A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2002, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id6979. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6979.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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