A perspectiva de desenvolvimento do pensamento algébrico na observação de regularidades
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id6979Palavras-chave:
generalização, pensamento algébrico, regularidadesResumo
O contexto atual do ensino da Álgebra tem indicado ações que promovam o desenvolvimento do pensamento algébrico. Uma dessas formas de promoção seria explorar a busca de regularidades e generalizações. Se, por um lado, pesquisas e normativas apontam para a necessidade dessa abordagem, por outro, no contexto da prática no ensino dessa temática ainda predomina a forma mecânica, em que se valoriza a manipulação de símbolos e regras, com a visão letrista sendo a dominante. Diante dessas questões, o presente artigo se propõe a discutir como os alunos percebem e consolidam a noção de regularidade, e como indicam a generalização em atividades de Álgebra. Nessa trajetória, analisam-se as respostas a um teste aplicado a 41 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Constatou-se que os alunos têm facilidade na percepção de regularidades, contudo apresentam dificuldades para expressar a generalização na existência de um padrão e em situações nas quais não há regularidade.
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