Avaliação Nacional da Alfabetização em Matemática (ANA): relações com a formação de professores do PNAIC e o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Alessandro Alves Machado Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5108-9015
  • Mary Ângela Teixeira Brandalise Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3674-5314
  • João Carlos Pereira de Moraes Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (UNIPAMPA), Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPAMPA), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9513-018X

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4575

Palavras-chave:

Avaliação Nacional da Alfabetização, PNAIC, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Currículo, Matemática

Resumo

Este artigo objetiva analisar os resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) de Matemática e suas possíveis relações com o currículo dos anos iniciais e a formação dos professores alfabetizadores, realizada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no município de Ivaiporã, Paraná. Trata-se de um estudo descritivo com base documental a partir do currículo de Matemática dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, da Matriz de Referência de Matemática da ANA, da formação de Matemática do PNAIC e dos resultados dos índices alcançados na ANA no âmbito municipal, estadual e federal. Buscou-se, em Sacristán (1998, 2000), a compreensão dos processos de desenvolvimento curricular com base nos níveis de objetivação curricular: currículo prescrito, apresentado aos professores, em ação, realizado e avaliado. Os resultados analisados apresentam oscilações nos índices alcançados em âmbito municipal, mas com melhores resultados em comparação aos níveis estadual e federal, indicando que há indícios de que a formação em Matemática realizada pelos professores municipais no PNAIC pode ter contribuído sobremaneira para a qualificação das práticas docentes e da aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Alessandro Alves Machado, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Ponta Grossa, PR, Brasil

Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Programa de Pós-Graduação em Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática, Ponta Grossa, PR, Brasil

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (UNIPAMPA), Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPAMPA), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e de Matemática (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

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Publicado

2021-02-08

Como Citar

MACHADO, A. A.; BRANDALISE, M. Ângela T.; MORAES, J. C. P. de. Avaliação Nacional da Alfabetização em Matemática (ANA): relações com a formação de professores do PNAIC e o currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2003, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4575. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4575. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática

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