A História da Matemática em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4623

Palavras-chave:

História da Matemática, Livros Didáticos, Matemática

Resumo

A presente pesquisa integra o conjunto de estudos voltados para o âmbito da Educação Matemática. Seu objetivo foi analisar a abordagem da História da Matemática em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Adotou-se três coleções de livros didáticos de Matemática (Vem Voar, Ligamundo e Ápis) do 1º ao 5º ano, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2019. Para analisar e discutir os resultados, adotou-se os três polos (Pré-análise, Exploração do Material e Tratamento dos resultados obtidos e interpretação) da análise do conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados sinalizam para um pouco tratamento dado à História da Matemática na referida etapa do ensino. Dentre os conteúdos propostos para o processo de ensino e de aprendizagem da matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, verificou-se que, nos livros didáticos analisados, a ênfase da História da Matemática está centrada na discussão sobre os sistemas de numeração (maia, romano e egípcio).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Fernando Ferreira Pachêco, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, PE, Brasil

Josinaldo José da Silva , Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil

Referências

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. 1. ed. São Paulo, Atlas, 2009.

BALESTRI, R. D.; CYRINO, M. C. C. T.; SAVIOLI, Â. M. P. D. A participação da história da matemática na formação de professores de matemática na óptica de professores/pesquisadores. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EBRAPEM, 12, 2008, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro: UNESP, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/eventos/matematica/ebrapem2008/upload/345-1-A-GT4_balestri_tc.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BITTAR, M. A Teoria Antropológica do Didático como ferramenta metodológica para análise de livros didáticos. Zetetiké. Campinas, SP, v. 25, n. 3, p. 364-387, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.20396/zet.v25i3.8648640.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum - BNCC. Brasília, 2018, p. 600. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1997. 142 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em: 07 set. 2020.

BRASIL. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF,1998. 148 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 09 set. 2020.

CARVALHO, J. B. P.; LIMA, P. F. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. Coleção Explorando o Ensino: Matemática, v. 17. Brasília: MEC, 2010, p. 15-30.

CURY, H. N.; MOTTA, C. E. M. Histórias e estórias da matemática: uma entrevista com Heron nos dias atuais. In: CARVALHO, Luiz Mariano; CURY, Helena Noronha; MOURA, Carlos; FOSSA, John; GIRALDO, Victor. (Orgs.). História e tecnologia no ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. p. 1-14.

DANTE, L. R. Ápis Matemática. Coleção de Livros Didáticos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. 3. ed., São Paulo: Ática, 2017.

LOPES, L. S.; ALVES, A. M. M. A história no livro didático de matemática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, VI, 2013, Canoas. Anais [...]. Canoas: ULBRA, 2013, p. 1-14. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/956/924. Acesso em: 04 set. 2020.

LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. ABAKÓS, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2316-9451.2013v2n1p75.

MIGUEL, A.; MIORIN, M. Â. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

OLIVEIRA, S. K. I. A história da matemática nos anos iniciais: Uma ferramenta necessária para ensino. 2016. 25 f. Orientador: Robson William Potier. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Macau, 2016. Disponível em: https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/4505/3/A%20hist%C3%B3ria%20da%20matem%C3%A1tica_Artigo_2016.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S. Atividades sobre comparação de áreas presentes em uma coleção de livros didáticos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental: um olhar sob os aspectos numéricos e geométricos. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, VI, 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Editora Realize, 2019. p.1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID2536_08082019145411.pdf. Acessado em 11 set. 2020.

PACHÊCO, F. F. F.; SILVA, A. S.; PACHÊCO, G. F. Aspectos hitóricos abordados em livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental: uma análise dos conteúdos. REVISTA REAMEC, Cuiabá, v. 6, p. 107-123, 2018. DOI: https://doi.org/10.26571/REAMEC.a2018.v6.n1.p107-123.i6073.

PEREIRA, E. M. A História da Matemática nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: conteúdos e abordagens. 2016. 107 f. Orientadora: Mariana FeiteiroCavalari. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, 2016. Disponível em: https://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/476/dissertacao_pereira_2016.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.

REAME, E. Ligamundo: Matemática Ensino Fundamental anos iniciais. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

SÁ-SILVA, J. R.; ALMEIDA, C. D.; GUINDANI, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Rio Grande, v. 1, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/0. Acesso em: 01 set. 2020.

SANTOS, L. M. Metodologia do ensino de Matemática e Física: Tópicos de história da física e da matemática. 1. ed. Curitiba: Ibpex, 2009.

SANTOS, J. C. A. P. Vem Voar: Matemática – anos iniciais do Ensino Fundamental. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2017.

SOUZA, F. J. S.; FORTALEZA, F. J. S. A História da Matemática no Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Reflexões a partir dos PCN. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, XII, 2016, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8372_4193_ID.pdf. Acesso em: 12 set. 2020.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Como Citar

PACHÊCO, F. F. F.; SILVA , J. J. da. A História da Matemática em livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2006, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4623. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4623. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática