O conceito de número na Educação Matemática: uma incursão em pesquisas com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4909

Palavras-chave:

conceito de número, crianças, Estado de Conhecimento, Educação Matemática

Resumo

Essa pesquisa objetiva analisar como o debate sobre o conceito de número tem sido abordado em pesquisas com crianças de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de seus objetivos, metodologias de pesquisa, ensino e inferências. Nesse sentido, produzimos um levantamento em três bancos de dados: BDTD, CTD e ENEM, o que suscitou quinze estudos. A análise dos dados foi feita a partir da metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). A partir da análise, levantamos que as pesquisas concentram-se na região Sudeste, em sua maioria são dissertações e há um indício de crescimento dos estudos nos últimos cinco anos. Além disso, quanto aos objetivos de pesquisa, notamos que mesmo as pesquisas envolverem sujeitos crianças, há influência de discussões no campo de ensino. No que se refere às metodologias de ensino e pesquisa, o uso de sequência de atividades e o estudo de caso tem a sua maior evidência. Já no que tange as inferências, notamos que muitas ainda são genéricas e com poucas considerações sobre o conceito de número.

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Biografia do Autor

Lutieli Rodrigues Botelho, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, RS, Brasil

João Carlos Pereira de Moraes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Jaguarão, RS, Brasil

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Publicado

2021-10-05

Como Citar

BOTELHO, L. R.; MORAES, J. C. P. de. O conceito de número na Educação Matemática: uma incursão em pesquisas com crianças. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 2, p. e2007, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i2id4909. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4909. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática