Experimentação didática visando o ensino de Geometria Analítica utilizando smartphones: uma adaptação do Projeto Reforço Escolar com o aplicativo GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4177Palavras-chave:
Geometria Analítica, Smartphone, Projeto Reforço Escolar, Aplicativo GeoGebra, Educação MatemáticaResumo
Esta pesquisa propõe apresentar uma sequência didática baseada em uma adaptação das dinâmicas do Projeto Reforço Escolar, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, utilizando o smartphone como ferramenta integrada na experimentação e avaliação do desempenho dos estudantes ao realizar as atividades propostas. Com o objetivo de construir um aprendizado mais concreto, dinâmico e interativo, foi utilizado o aplicativo GeoGebra. A pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo e os dados coletados buscaram investigar o desempenho e as reações dos estudantes em meio aos conceitos iniciais de Geometria Analítica. Pôde-se constatar por meio do experimento, que a sequência didática proposta, com a utilização integrada do smartphone, com adaptações das dinâmicas do Projeto Reforço Escolar auxiliada pelo aplicativo GeoGebra, contribuíram significativamente para a aprendizagem do tema proposto, favorecendo o conhecimento de uma forma mais atrativa, dinâmica e interativa.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B. de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos. 18 jul. 2008. Disponível em : http://penta3.ufrgs.br/MEC-CicloAvan/integracao_midias/modulos/1_introdutorio/pdf/texto_Tecnologia_escola.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
BASTOS, D. de O. Estudo da circunferência no Ensino Médio: sugestões de atividades com a utilização do software GeoGebra. 2014, 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
CECIERJ, F. Projeto Reforço Escolar: manual. 2012. Disponível em: http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/reforco-escolar.php. Acesso em: 14 ago. 2020.
COSTA, I. Novas tecnologias e aprendizagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2014.
CUNHA, H.; OLIVEIRA, H.; PONTE, J. P. da. Investigações matemáticas na sala de aula. Actas do ProfMat. Lisboa: APM, p.161-167, 1995.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16. ed. Campinas: Papirus, 2007.
DRUCK, S. Matemática não é problema. Boletim 06, Campina Grande, p. 3-8, mai. 2005. Disponível em: http://pibidmatematicaces.files.wordpress.com/2013/10/livro-de-matemc3a1tica.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará, 2002. Disponível em: http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2012-1/1SF/Sandra/apostilaMetodologia.pdf. Acesso em: 14 ago. 2020.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
GUEDES, P. C. C. Aplicação do software GeoGebra ao ensino da Geometria Analítica. Revista Ciência e Natura, Santa Maria, v. 37, edição especial PROFMAT, p. 365-375, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2179460X14555.
MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2000.
REGO, T. C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANT’ANA, E. da C. Estratégia Didática para o Ensino de Geometria Analítica com o auxílio do Aplicativo GeoGebra. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2019.
TENÓRIO, A.; SOUZA, S. M. R. de; TENÓRIO, T. O uso do software GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 103-121, 2015. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/IGISP/article/view/24003. Acesso em: 14 ago. 2020.
TOLEDO, F. S. Texto e contexto da educação a distância. 2003. Disponível em: http://www.lo.unisal.br/nova/aed/artigo1.html. Acesso em: 30 dez. 2017.
VALENTE, J. A. O Professor no Ambiente Logo: Formação e Atuação. 1. ed. Campinas: Gráfica da UNICAMP, 1996.
VALENTE, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na educação: o fazer e o compreender. In: VALENTE, José Armando (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED-UNICAMP, 1999.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.