Experimentação didática visando o ensino de Geometria Analítica utilizando smartphones: uma adaptação do Projeto Reforço Escolar com o aplicativo GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i2id4177Palabras clave:
Geometria Analítica, Smartphone, Projeto Reforço Escolar, Aplicativo GeoGebra, Educação MatemáticaResumen
Esta pesquisa propõe apresentar uma sequência didática baseada em uma adaptação das dinâmicas do Projeto Reforço Escolar, da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, utilizando o smartphone como ferramenta integrada na experimentação e avaliação do desempenho dos estudantes ao realizar as atividades propostas. Com o objetivo de construir um aprendizado mais concreto, dinâmico e interativo, foi utilizado o aplicativo GeoGebra. A pesquisa é de caráter quantitativo e qualitativo e os dados coletados buscaram investigar o desempenho e as reações dos estudantes em meio aos conceitos iniciais de Geometria Analítica. Pôde-se constatar por meio do experimento, que a sequência didática proposta, com a utilização integrada do smartphone, com adaptações das dinâmicas do Projeto Reforço Escolar auxiliada pelo aplicativo GeoGebra, contribuíram significativamente para a aprendizagem do tema proposto, favorecendo o conhecimento de uma forma mais atrativa, dinâmica e interativa.
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