Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2750Palabras clave:
Cálculo Mental, Jogos Matemáticos, Aplicativos GratuitosResumen
O objetivo principal deste artigo é investigar e mostrar como o uso de aplicativos gratuitos com conteúdos matemáticos podem colaborar para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, através de uma sequência de atividades que estimulem o Cálculo Mental aplicado às operações básicas da aritmética. O trabalho teve caráter qualitativo, com realização de uma pesquisa de campo, e foi realizado com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. A utilização dos aplicativos gratuitos foi feita por meio de tablets, possibilitando um contato direto do aluno com alguns aplicativos selecionados, que proporcionaram o desenvolvimento do Cálculo Mental. Tendo como base um planejamento, os alunos testaram e construíram habilidades por meio de jogos e explicações fornecidas pelos aplicativos, juntamente com possíveis intervenções pedagógicas, apresentando as variadas estratégias do Cálculo Mental. O uso desses recursos tecnológicos que os alunos têm muito contato, mas que ainda não haviam experimentado como ferramenta educacional, foi muito positivo, e ao decorrer da pesquisa os alunos tornaram-se mais con?antes com os conteúdos e habilidades desenvolvidas e se mostraram interessados pela matemática.Descargas
Referencias
AFONSO, Bernanrdo Gómez. Los métodos de cálculo mental en el contexto educativo: Un análisis en la formación de profesores. 1994. Tese (Tesis Doctoral) – Departament de Didàctica de la Matemática, Facultat de Matemàtiques, Universitat de València, 1994.
AMADO, N. M. P.; CARREIRA, S. P. G. Recursos Tecnológicos no Ensino e Aprendizagem da Matemática. In: DULLIUS, M. M.; QUARTIERI (Orgs.). Explorando a matemática com aplicativos computacionais: anos iniciais do Ensino Fundamental. Lajeado: UNIVATES, 2015.
BARRETO, L. S. F. Aplicativos Gratuitos como Ferramenta Tecnológica no Desenvolvimento do Cálculo Mental. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, RJ, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto do Brasil. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática 1ª a 4ª série. v. 3. Brasília, DF: MEC, 1997.
CARREIRA, S. P. G.; AMADO, N. M. P. Explorando a Matemática com Aplicativos Computacionais. Lajeado: UNIVATES, 2015.
CERQUEIRA, V. M. M. de. Resiliência e tecnologias digitais móveis no contexto da educação básica: senta que lá vem a história. 2014. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo, 2014.
CLARK-WILSON, A.; OLDKNOW, A.; SUTHERLAND, R. E. Digital technologies and mathematiques education. Joint Mathematical Council of the United Kingdom. 2011. Disponível em: http://www.jmc.org.uk/documents/JMC_Report_Digital_Technologies_2011.pdf. Acesso em: 28 ago. 2017.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
FONSECA, J. J. S. da. Metodologia da pesquisa científica. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2002.
LEHFELD, N. A. S.; BARROS, A. J. P. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. Petrópolis/RJ: Vozes, 1991.
MATH CREATURES FROM SPACE. Aplicativo. 2017. Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.net.btco.pf913. Acesso em: 18 ago. 2017.
PARRA, C. Cálculo mental na escola primária. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.
PEAKSEL GAMES. Math X Undead. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-vs-undead-math-workout/. Acesso em: 18 ago. 2017.
PEAKSEL GAMES. Math Duel. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-duel-2-player-math-game/. Acesso em: 18 ago. 2017.
PEAKSEL GAMES. Math vs Dinosaurs. 2017. Disponível em: https://www.peaksel.com/math-games/math-vs-dinosaurs/. Acesso em: 18 ago. 2017.
RALSTON, A. Fim à aritmética de papel e lápis. Educação e Matemática, v. 59, p. 36-41, 2000.
RPRM. Estratégias de cálculo mental: adição. 18 out. 2014. Disponível em: https://prezi.com/jv_ht5hgxznt/estrategias-de-calculo-mental-adicao/. Acesso em: 28 jul. 2018.
RPRM. Estratégias de cálculo mental: subtração. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/jefe3tp9xsyl/estrategias-de-calculo-mental-subtracao/. Acesso em: 28 jul. 2018.
RPRM. Estratégias de cálculo mental: multiplicação. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/mabhxftcnswq/estrategias-de-calculo-mental-multiplicacao/. Acesso em: 28 jul. 2018.
RPRM. Estratégias de cálculo mental: divisão. 13 out. 2013. Disponível em: https://prezi.com/skqogy9py30w/estrategias-de-calculo-mental-divisao/. Acesso em: 28 jul. 2018.
TATON, R. O cálculo mental. Trad. VIDEIRA, M. A. Lisboa: Arcádia, 1969.
VALENTE, W. R. Livros Didáticos de Matemática e as Reformas Campos e Capanema. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8. 2004, Recife. Anais... Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2014. p. 1-7.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.