Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2472Palabras clave:
Tecnologias, Geometria Analítica, GrafEqResumen
Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
Descargas
Referencias
ANTONIAZZI, H. M. Matemática e arte: uma associação possível. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
CALDER, A. El arte com Alexandre Calder. 2013. Disponível em: http://arablogs.catedu.es/blog.php?id_blog=1594&id_articulo=160413. Acesso em: nov. 2014.
CAVALCANTI, J. D. Mondrian: a aventura espiritual da pintura. 2013. Disponível em: https://goo.gl/as8pjQ. Acesso em: nov. 2014.
CHAMPETIER, M. Gallerie Michele Champetier. 2013. Disponível em: https://goo.gl/ZayVZo. Acesso em: nov. de 2014.
CRUVINEL, L. C. C. Revista O Caixote. 2001. Disponível em:
http://www.ocaixote.com.br/galeria1/GrubemValentm.html. Acesso em: nov. 2014.
GOULART, J. B. O estudo da equação Ax^2+By^y+Cxy+Dx+Ey+F=0 utilizando o software GrafEq: uma proposta para o Ensino Médio. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
GRAVINA. M. A.; FIEGENBAUM J. Arte com o GraphEquation. 2007. Disponível em: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/pagina_grapheq/grapheq.htm. Acesso em: nov. 2016.
GUTEMBERG, Blog do. Rubem Valentim: 90 anos de nascimento. 2012. Disponível em: https://goo.gl/sRW3FF. Acesso em: nov. 2014.
MIZRAHI, M. Galeria Espaço Arte M. Mizrahi. 2001. Disponível em: http://www.espacoarte.com.br/artistas/luiz-roberto-lopreto?id=647. Acesso em: nov. 2014.
NAVARRO, E. P. O uso do Geogebra no Ensino da Matemática com atividades de aplicação em Geometria Analítica: O ponto e a reta. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.
OLIVEIRA, F. D. M. O software Geogebra como ferramenta para o ensino da Geometria Analítica. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2014.
PABST, J. Artnet Wordwibe Corporation, 2009. Disponível em: http://www.artnet.com/artists/alexander-calder/bulles-rouge-et-blue-red-and-blue-bubbles-a-HoNZtBOm_EKne9XfsNsoCw2. Acesso em: nov. 2015.
PABST, J. Artnet Wordwide Corporation, 2009. Disponível em: http://www.artnet.com/artists/alexander-calder/star-a-6XNGqWxD7fF4p2oNF69Y2g2. Acesso em: nov. 2014.
PEARMAN, E. Abacus Gallery, 1997. Disponível em: http://www.abacus-gallery.com/cgi-bin/shop/shop.pl?fid=1303968380&cgifunction=form. Acesso em: nov. 2014.
ROGAL, R. Rogallery, 2014. Disponível em: http://rogallery.com/Herbin_Auguste/Herbin_Auguste-plastiqueII.html. Acesso em: nov. 2014.
SANTOS, R. de S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica: manipulações no software GrafEq. 2008. 137 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SEGURA, C. S. C. Releitura de obras de arte pelo viés da Geometria Analítica: uma proposta interdisciplinar para o ensino da Matemática. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
TIMM, N. Rubem Valentim. 2011. Disponível em: https://goo.gl/M7cT6k. Acesso em: nov. 2014.
VALENTIM, Rubem. Acervo da Arte, 2008. Disponível em: http://www.acervodearte.com.br/acervo/ver_obra.php?acervo=2842. Acesso em: nov. 2014.
VALENTIM, Rubem. Contemporarte Galeria Online, 2014. Disponível em: https://goo.gl/kFCuj9. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Blanc (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/blanc-1947. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Di Mache 1 (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/di-mache-1-1950. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Nude (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/nude-1960. Acesso em: nov. 2014.
WRIGHT, A. Kandinsky colagem, 2012. Disponível em: http://www.athomewithali.net/2012/05/kandinsky-collage.html. Acesso em: nov. 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.