O ensino de Geometria Fractal na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura

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DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6397

Palavras-chave:

Educação Matemática, Ensino de Matem´ática, Pesquisa em Matemática, Geometria Fractal

Resumo

A Geometria Fractal é uma área da Matemática que estuda as propriedades de figuras complexas que possuem grande apelo estético. Visando obter um panorama das pesquisas quanto ao ensino da Matemática envolvendo a Geometria Fractal, no âmbito da Educação Básica, apresenta-se aqui uma revisão sistemática de literatura referente ao tema, o qual se insere no contexto de um projeto de dissertação de mestrado profissional de um dos autores. As bases utilizadas foram o Portal de Periódicos da CAPES, Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, dentro do intervalo de 2018 a 2021, obtendo-se um resultado preliminar de 862 estudos sobre o tema, dos quais 58 foram considerados relevantes. De acordo com os critérios de inclusão, permitindo teses, dissertações e artigos no âmbito da Educação Básica, obteve-se 13 estudos relevantes para os objetivos da revisão. Para a subsequente análise, estabeleceu-se a questão norteadora: “Como se dá o ensino da Geometria Fractal no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos?”, sendo propostas 8 questões complementares que permitiram consolidar uma série de informações. Foram identificadas ainda algumas lacunas de pesquisa e aplicação promissoras para a Educação Matemática, com possibilidade de gerar conhecimentos significativos a partir do uso e aplicação da Geometria Fractal, de maneira efetiva em sala de aula.

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Publicado

2023-09-20

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

O ensino de Geometria Fractal na Educação Básica: uma revisão sistemática de literatura. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 2, p. e2004, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6397. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6397.. Acesso em: 20 nov. 2024.

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