A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1204Palabras clave:
Identidade docente, Metodologia dialética, Trabalho Pedagógico, Formação de Professor de MatemáticaResumen
Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.
Descargas
Referencias
ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho no Brasil: reestruturação e precariedade. Nueva Sociedad Especial em Português, jun., 2012. Disponível em: http://nuso.org/media/articles/downloads/3859_1.pdf. Acesso em: 8 mar. 2015.
BAPTISTA, M. G. A. Cultura e Educação Popular: a apropriação dos entes da cultura. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/cultura_e_educacao_popular.pdf. Acesso em: 30 set. 2015.
BUJES, M. I. E. Descaminhos. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 3-34.
FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Educação UFMG, 2010 (Verbete no Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente). Disponível em: http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=223. Acesso em: 10 abr. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MELO NETO, José Francisco. Extensão Universitária, Autogestão e Educação Popular. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Disponível em: http://dutracarlito.com/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 12 mar. 2015.
TAFFAREL, C. N. Z. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na educação física. Motrivivência, ano XXII, n. 35, p. 18-40, dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2175-8042.2010v22n35p18/18082. Acesso em: 22 de outubro 2015.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
VANNUCCHI, A. Filosofia e Ciências Humanas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
VASCONCELLOS. C. S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 83, abr. 1992.
______. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.