Uma proposta interdisciplinar: da Via Láctea até os números em notação científica

Authors

  • Cassiano Scott Puhl Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1266

Keywords:

Notação Científica, Escala, Planetas do Sistema Solar, Interdisciplinaridade

Abstract

O artigo relata uma sequência didática utilizada para motivar e desenvolver a aprendizagem sobre notação científica. Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma indagação realizada em uma aula: “Existe vida em outros planetas?”. Esse problema motivou os estudantes a pesquisarem informações sobre os planetas do Sistema Solar, o que resultou encontrar números expressos em notação científica. A criação de modelos do planeta do Sistema Solar auxiliou na visualização e na comparação entre as dimensões dos planetas, sendo construídos respeitando uma escala de um centímetro para mil quilômetros. O levantamento de dados realizado mostrou que a maioria dos estudantes não acredita na existência de vida inteligente em outro planeta. Os resultados da sequência didática foram positivos, pois todos os estudantes participaram ativamente e desenvolveram os textos informativos, assim como os modelos dos planetas. Finalizando, a apresentação na feira municipal foi um dos estandes mais visitados, porque despertou a curiosidade de diversos visitantes. A partir dessa sequência didática, o estudante tem possibilidades de interagir com o conhecimento de uma forma ativa e colaborativa, visando à aprendizagem significativa dos conceitos explorados.

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Published

2016-01-05

Issue

Section

Relatos de Experiência

How to Cite

PUHL, Cassiano Scott. Uma proposta interdisciplinar: da Via Láctea até os números em notação científica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 222–230, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1266. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1266.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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