Comparação bibliográfica sobre ensino de matemática para pessoas com Transtorno Autista utilizando técnica de Mineração de Texto

Autores

  • Marcos Vinícius Bueno de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, PR, Faculdade Ibra (IBRA), Caratinga, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0650-4037

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5288

Palavras-chave:

TEA, Autismo, Ensino de Matemática, Mineração de Texto, Ensino de Ciências e Tecnologia

Resumo

Com o aumento do número de estudantes com transtorno de espectro autista, junto à necessidade de profissionais com alta capacidade de raciocínio matemático e estatístico visando à tecnologia 4.0, busca-se entender o papel da pesquisa científica na área de ensino de Matemática no processo de inclusão. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever os principais termos encontrados nos artigos científicos sobre educação matemática para pessoas com transtorno de espectro autista, visto que muitas vezes esses estudantes têm muita facilidade ou extrema dificuldade nessa disciplina. Para isso, foram selecionados os artigos mais citados na base de dados Web of Science de duas grandes áreas: a psicologia e a educação. Utilizando técnicas de mineração de texto, foi desenvolvido um programa em linguagem R que realiza o tratamento e a visualização dos dados. Os resultados demonstram a necessidade de que ambas as áreas têm uma da outra, visto que grande parte dos artigos de uma área apresentam elementos da outra, além de destacar a importância do estudante como preocupação central nos estudos realizados.

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Biografia do Autor

Marcos Vinícius Bueno de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, PR, Faculdade Ibra (IBRA), Caratinga, MG, Brasil

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

MORAIS, M. V. B. de. Comparação bibliográfica sobre ensino de matemática para pessoas com Transtorno Autista utilizando técnica de Mineração de Texto. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 1, p. e2002, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id5288. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5288. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática