Comparação bibliográfica sobre ensino de matemática para pessoas com Transtorno Autista utilizando técnica de Mineração de Texto

Autores

  • Marcos Vinícius Bueno de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, PR, Faculdade Ibra (IBRA), Caratinga, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0650-4037

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id5288

Palavras-chave:

TEA, Autismo, Ensino de Matemática, Mineração de Texto, Ensino de Ciências e Tecnologia

Resumo

Com o aumento do número de estudantes com transtorno de espectro autista, junto à necessidade de profissionais com alta capacidade de raciocínio matemático e estatístico visando à tecnologia 4.0, busca-se entender o papel da pesquisa científica na área de ensino de Matemática no processo de inclusão. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo descrever os principais termos encontrados nos artigos científicos sobre educação matemática para pessoas com transtorno de espectro autista, visto que muitas vezes esses estudantes têm muita facilidade ou extrema dificuldade nessa disciplina. Para isso, foram selecionados os artigos mais citados na base de dados Web of Science de duas grandes áreas: a psicologia e a educação. Utilizando técnicas de mineração de texto, foi desenvolvido um programa em linguagem R que realiza o tratamento e a visualização dos dados. Os resultados demonstram a necessidade de que ambas as áreas têm uma da outra, visto que grande parte dos artigos de uma área apresentam elementos da outra, além de destacar a importância do estudante como preocupação central nos estudos realizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Vinícius Bueno de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, PR, Faculdade Ibra (IBRA), Caratinga, MG, Brasil

Referências

ASSOULINE, S. G.; NICPON, M. F.; DOCKERY, L. Predicting the academic achievement of gifted students with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s. l.], v. 42, n. 9, p. 1781-1789, 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-011-1403-x.

BARON-COHEN, S.; WHEELWRIGHT, S.; BURTENSHAW, A.; HOBSON, E. Mathematical talent is linked to autism. Human Nature, [s. l.], v. 18, n. 2, p. 125-131, 2007. DOI: https://doi.org/10.1007/s12110-007-9014-0.

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 10 out. 2021.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 10 out. 2021.

CARDOSO, N. R.; BLANCO, M. B. Sensory integration therapy and autistic spectrum disorder: A systematic review of literature. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, RS, v. 1, p. 108-125, 11 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.25112/rco.v1i0.1547.

CIHAK, D. F.; GRIM, J. Teaching students with autism spectrum disorder and moderate intellectual disabilities to use counting-on strategies to enhance independent purchasing skills. Research in Autism Spectrum Disorders, [s. l.], v. 2, n. 4, p. 716-727, out. 2008. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2008.02.006.

DOURADO, J. S.; CARVALHO, S. A. da S.; LEMOS, S. M. A. Desenvolvimento da comunicação de crianças de um a três anos e sua relação com o ambiente familiar e escolar. Revista CEFAC, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 88-99, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216201515013.

FEINERER, I.; HORNIK, K.; MEYER, D. Text Mining Infrastructure in R. Journal of Statistical Software, [s. l.], v. 25, n. 5, p. 1-54, 31 mar. 2008. DOI: https://doi.org/10.18637/jss.v025.i05.

FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 33, n. 64, p. 811-831, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a18.

FOLEY-NICPON, M.; ASSOULINE, S. G.; STINSON, R. D. Cognitive and academic distinctions between gifted students with autism and Asperger syndrome. Gifted Child Quarterly, [s. l.], v. 56, n. 2, p. 77-89, 18 abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/0016986211433199.

GOMES, C. G. S. Autismo e ensino de habilidades acadêmicas: adição e subtração. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 13, n. 3, p. 345-364, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-65382007000300004.

KING, S. A.; LEMONS, C. J.; DAVIDSON, K. A. Math interventions for students with autism spectrum disorder: A best-evidence synthesis. Exceptional Children, [s. l.], v. 82, n. 4, p. 443-462, 17 mar. 2016. DOI: https://doi.org/10.1177/0014402915625066.

KNIGHT, V. F.; SARTINI, E. A Comprehensive Literature Review of Comprehension Strategies in Core Content Areas for Students with Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, [s. l.], v. 45, n. 5, p. 1213-1229, 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s10803-014-2280-x.

KURTH, J.; MASTERGEORGE, A. M. Individual education plan goals and services for adolescents with autism: Impact of age and educational setting. The Journal of Special Education, [s. l.], v. 44, n. 3, p. 146-160, 1 nov. 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0022466908329825.

LANG, D.; CHEN, G. wordcloud2: Create Word Cloud by ''htmlwidget''. R package version 0.2.1. 2018. Disponível em: https://cran.r-project.org/web/packages/wordcloud2/index.html. Acesso em: 13 ago. 2020.

NUNES, D. R. de P.; AZEVEDO, M. Q. O.; SCHMIDT, C. Inclusão educacional de pessoas com Autismo no Brasil: uma revisão da literatura. Revista Educação Especial, Santa Maria, RS, v. 26, n. 47, p. 557-572, 6 nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X10178.

R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. Vienna, Austria: R Foundation for Statistical Computing. 2020. Disponível em: http://www.r-project.org/index.html. Acesso em: 31 jan. 2022.

RINKER, T. W. textreadr: Read Text Documents into R. Buffalo, Nova Iorque, 2018. Disponível em: http://github.com/trinker/textreadr. Acesso em: 13 ago. 2020.

RODRIGUES, S. R. de M. C.; MEDEIROS, L. E. da C.; ALVES, A. C. Educação Matemática e Autismo: análises de práticas docentes. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAçãO (CONEDU), 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60158. Acesso em: 29 jan. 2022.

ROOT, J. R.; BROWDER, D. M.; SAUNDERS, A. F.; LO, Ya Yu. Schema-Based Instruction With Concrete and Virtual Manipulatives to Teach Problem Solving to Students With Autism. Remedial and Special Education, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 42-52, 1 jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0741932516643592.

SANTANNA, B. G.; GOMES, A. Ca. A revisão da Lei Brasileira de inclusão à pessoa com deficiência (Lei N.13146/15) e as falhas na sua aplicação. Revista de Iniciação Científica e Extensão da Faculdade de Direito de Franca, Franca, SP, v. 4, n. 1, p. 141-158, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.21207/2675-0104.2019.917.

SANTOS, M. I. G. dos; BREDA, A. M. R. de A.; ALMEIDA, A. M. P. Promover o Raciocínio Geom'etrico em Alunos com Perturbação do Espectro do Autismo atrav'es de um Ambiente Digital. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 34, n. 67, p. 375-398, ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a02.

THOMPSON, L.; THOMPSON, M.; REID, A. Neurofeedback outcomes in clients with Asperger's Syndrome. Applied Psychophysiology Biofeedback, [s. l.], v. 35, n. 1, p. 63-81, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s10484-009-9120-3.

URRUTIA, A.; SECKEL, M. J.; DíAZ, M. A. Revisión sistemática de investigación para la identificación de habilidades STEM utilizando análisis de categorías cruzadas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2010, 31 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4332.

VASCONCELLOS, S. P.; RAHME, M. M. F.; GONçALVES, T. G. G. L. Transtorno do espectro autista e práticas educativas na educação profissional. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, SP, v. 26, n. 4, p. 555-570, out./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702020v26e0060.

VIANA, E. de A.; MANRIQUE, A. L. A influência do conhecimento matemático do professor na seleção de recursos para estudantes autistas. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, São Paulo, SP, v. 9, n. 2, p. 70-83, 16 nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p70-83.

WEI, X.; CHRISTIANO, E. R. A.; YU, J. W.; WAGNER, M.; SPIKER, D. Reading and math achievement profiles and longitudinal growth trajectories of children with an autism spectrum disorder. Autism, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 200-210, 1 fev. 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/1362361313516549.

WRIGHT, J. C.; KNIGHT, V. F.; BARTON, E. E. A review of video modeling to teach STEM to students with autism and intellectual disability. Research in Autism Spectrum Disorders, [s. l.], v. 70, p. 101476, fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rasd.2019.101476.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

MORAIS, M. V. B. de. Comparação bibliográfica sobre ensino de matemática para pessoas com Transtorno Autista utilizando técnica de Mineração de Texto. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 1, p. e2002, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id5288. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5288. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática