A identidade docente e o trabalho pedagógico: implicações na metodologia de ensino na Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1204Keywords:
Identidade docente, Metodologia dialética, Trabalho Pedagógico, Formação de Professor de MatemáticaAbstract
Este artigo busca problematizar a constituição da identidade docente e a contribuição da metodologia dialética de construção do conhecimento no trabalho pedagógico. Apresenta conceitos fundamentais para as discussões que se estabelecem no âmbito de formação de professores de Matemática, como forma de indicar que as práticas de ensino, sob um viés metodológico, são traduções da identidade do professor que fundamentam a sua forma de se constituir e de conduzir os outros. A partir do estudo, é possível identificar que há uma relação entre o ser docente e as práticas de ensino aprendizagem que, por sua vez, são influenciadas pelos paradigmas educacionais hegemonicamente tradicionais. Sugere-se metodologias de aprendizagem baseadas em processos mais dialógicos, cooperativos e interativos e apresenta-se a metodologia dialética como uma possibilidade de superação dos métodos tradicionais nos quais é destacado o papel do professor e é desconsiderado o contexto e as experiências discentes.
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. A nova morfologia do trabalho no Brasil: reestruturação e precariedade. Nueva Sociedad Especial em Português, jun., 2012. Disponível em: http://nuso.org/media/articles/downloads/3859_1.pdf. Acesso em: 8 mar. 2015.
BAPTISTA, M. G. A. Cultura e Educação Popular: a apropriação dos entes da cultura. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/cultura_e_educacao_popular.pdf. Acesso em: 30 set. 2015.
BUJES, M. I. E. Descaminhos. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2007. p. 3-34.
FERREIRA, L. S. Trabalho pedagógico. Belo Horizonte - MG: Faculdade de Educação UFMG, 2010 (Verbete no Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente). Disponível em: http://www.gestrado.net.br/?pg=dicionario-verbetes&id=223. Acesso em: 10 abr. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
MELO NETO, José Francisco. Extensão Universitária, Autogestão e Educação Popular. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2004.
OLIVEIRA, D. A. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1127-1144, 2004.
JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. 5. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. Disponível em: http://dutracarlito.com/dicionario_de_filosofia_japiassu.pdf. Acesso em: 12 mar. 2015.
TAFFAREL, C. N. Z. Do trabalho em geral ao trabalho pedagógico: contribuição ao debate sobre o trabalho pedagógico na educação física. Motrivivência, ano XXII, n. 35, p. 18-40, dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2175-8042.2010v22n35p18/18082. Acesso em: 22 de outubro 2015.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Escola e democracia. 39. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 5. ed. São Paulo: Autores Associados, 1995.
______. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9. ed. Campinas: Autores Associados, 2005.
VANNUCCHI, A. Filosofia e Ciências Humanas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
VASCONCELLOS. C. S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista de Educação AEC, Brasília, n. 83, abr. 1992.
______. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 16. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.