Vivências com modelagem matemática e as contribuições para a formação de uma professora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6768

Palavras-chave:

ambiente de aprendizagem, prática docente, educação matemática, modelagem matemática

Resumo

A formação de professores é um tema de destaque nas pesquisas em Educação Matemática. Considerando esse contexto, nesta pesquisa refletimos sobre fases vivenciadas por uma aluna da graduação em Licenciatura em Matemática com a Modelagem Matemática, visando as contribuições que foram sendo consolidadas em cada experiência vivida para a formação da futura professora de Matemática. Esta pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa tem como interrogação: que contribuições a vivência com Modelagem Matemática na formação inicial traz à formação de uma professora? Para responder a esse questionamento, nos apoiamos na “teoria dos todos e das partes”. Interpretamos que as vivências da primeira autora, descritas em fases desenvolvidas durante o 4° ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí, constituem um momento formativo, mas que o todo enquanto formação permanece em movimento de constituição. Como resultados, a pesquisa evidencia as contribuições que cada fase teve nesse momento formativo e como ocorreu o processo de desconstrução e reconstrução sobre o ser professor em uma perspectiva ativa de ensino. Para além dessa experiência, trazemos reflexões sobre a importância de vivenciar experiências com a Modelagem Matemática durante a formação acadêmica, vislumbrando a realização de práticas nos diferentes ambientes educacionais.

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Biografia do Autor

Bruna Carla Alves Falleiro, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR), Paranavaí, PR, Brasil

Wellington Piveta Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, MS, Brasil

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Publicado

2024-03-22

Como Citar

FALLEIRO, B. C. A.; OLIVEIRA, W. P. Vivências com modelagem matemática e as contribuições para a formação de uma professora. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 10, n. 1, p. e2003, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6768. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6768. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática