Avaliação da aprendizagem nas aulas de Matemática: olhares interligados sobre o perfil dos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades públicas de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3851Palavras-chave:
Avaliação em Matemática, Formação Inicial de Professores, Práticas Avaliativas InovadorasResumo
Este estudo discute os impactos das reflexões teóricas, nos cursos de Licenciatura em Matemática do estado de Pernambuco, acerca da avaliação nas aulas de Matemática e tem por objetivo identificar quais representações os licenciandos possuem quanto às concepções e finalidades dessa temática. O debate que propomos é fruto de uma investigação que foi realizada no Laboratório Científico de Aprendizagem, Pesquisa e Ensino (LACAPE - UFRPE/CNPq), em 2019/2. As etapas do procedimento teórico-metodológico são: (i) revisão da literatura, (ii) análise de documentos oficiais, (iii) análise das ementas dos cursos de Licenciatura em Matemática e (iv) aplicação de questionário com trinta licenciandos de três universidades públicas. Tomamos como base para o trabalho exploratório os princípios da pesquisa qualitativa, segundo os quais organizamos os dados coletados, apresentando-os no formato de diagramas, quadros e gráficos, para então esmiuçar as nossas percepções. Para a análise dos dados, realizamos a modalidade de análise de conteúdo à luz da Teoria das Representações Sociais (TRS) e da pesquisa narrativa, no sentido de interpretar os depoimentos dos participantes. Conforme os resultados obtidos, observamos que uma das instituições ainda não possui nenhuma disciplina específica obrigatória que abranja diretamente sobre como ocorre ou deve ser trabalhada a avaliação na Matemática. Constatamos também que a concepção de avaliação varia de acordo com o perfil de cada licenciando/a. Este artigo acentua, portanto, a necessidade de trazer discussões sobre esse tema ainda na formação inicial, a fim de que os docentes de Matemática possam vislumbrar formas heterogêneas e inovadoras de avaliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.