Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2472Palavras-chave:
Tecnologias, Geometria Analítica, GrafEqResumo
Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
Downloads
Referências
ANTONIAZZI, H. M. Matemática e arte: uma associação possível. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
CALDER, A. El arte com Alexandre Calder. 2013. Disponível em: http://arablogs.catedu.es/blog.php?id_blog=1594&id_articulo=160413. Acesso em: nov. 2014.
CAVALCANTI, J. D. Mondrian: a aventura espiritual da pintura. 2013. Disponível em: https://goo.gl/as8pjQ. Acesso em: nov. 2014.
CHAMPETIER, M. Gallerie Michele Champetier. 2013. Disponível em: https://goo.gl/ZayVZo. Acesso em: nov. de 2014.
CRUVINEL, L. C. C. Revista O Caixote. 2001. Disponível em:
http://www.ocaixote.com.br/galeria1/GrubemValentm.html. Acesso em: nov. 2014.
GOULART, J. B. O estudo da equação Ax^2+By^y+Cxy+Dx+Ey+F=0 utilizando o software GrafEq: uma proposta para o Ensino Médio. 2009. 160 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.
GRAVINA. M. A.; FIEGENBAUM J. Arte com o GraphEquation. 2007. Disponível em: http://www2.mat.ufrgs.br/edumatec/atividades_diversas/pagina_grapheq/grapheq.htm. Acesso em: nov. 2016.
GUTEMBERG, Blog do. Rubem Valentim: 90 anos de nascimento. 2012. Disponível em: https://goo.gl/sRW3FF. Acesso em: nov. 2014.
MIZRAHI, M. Galeria Espaço Arte M. Mizrahi. 2001. Disponível em: http://www.espacoarte.com.br/artistas/luiz-roberto-lopreto?id=647. Acesso em: nov. 2014.
NAVARRO, E. P. O uso do Geogebra no Ensino da Matemática com atividades de aplicação em Geometria Analítica: O ponto e a reta. 2013. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2013.
OLIVEIRA, F. D. M. O software Geogebra como ferramenta para o ensino da Geometria Analítica. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2014.
PABST, J. Artnet Wordwibe Corporation, 2009. Disponível em: http://www.artnet.com/artists/alexander-calder/bulles-rouge-et-blue-red-and-blue-bubbles-a-HoNZtBOm_EKne9XfsNsoCw2. Acesso em: nov. 2015.
PABST, J. Artnet Wordwide Corporation, 2009. Disponível em: http://www.artnet.com/artists/alexander-calder/star-a-6XNGqWxD7fF4p2oNF69Y2g2. Acesso em: nov. 2014.
PEARMAN, E. Abacus Gallery, 1997. Disponível em: http://www.abacus-gallery.com/cgi-bin/shop/shop.pl?fid=1303968380&cgifunction=form. Acesso em: nov. 2014.
ROGAL, R. Rogallery, 2014. Disponível em: http://rogallery.com/Herbin_Auguste/Herbin_Auguste-plastiqueII.html. Acesso em: nov. 2014.
SANTOS, R. de S. Tecnologias digitais na sala de aula para aprendizagem de conceitos de Geometria Analítica: manipulações no software GrafEq. 2008. 137 p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
SEGURA, C. S. C. Releitura de obras de arte pelo viés da Geometria Analítica: uma proposta interdisciplinar para o ensino da Matemática. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.
TIMM, N. Rubem Valentim. 2011. Disponível em: https://goo.gl/M7cT6k. Acesso em: nov. 2014.
VALENTIM, Rubem. Acervo da Arte, 2008. Disponível em: http://www.acervodearte.com.br/acervo/ver_obra.php?acervo=2842. Acesso em: nov. 2014.
VALENTIM, Rubem. Contemporarte Galeria Online, 2014. Disponível em: https://goo.gl/kFCuj9. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Blanc (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/blanc-1947. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Di Mache 1 (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/di-mache-1-1950. Acesso em: nov. 2014.
WIKIART. Nude (Auguste Herbin). Disponível em: http://www.wikiart.org/en/auguste-herbin/nude-1960. Acesso em: nov. 2014.
WRIGHT, A. Kandinsky colagem, 2012. Disponível em: http://www.athomewithali.net/2012/05/kandinsky-collage.html. Acesso em: nov. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.