Em tempos de ensino remoto: praticando Matemática no Google Forms a partir de um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4856Palabras clave:
Matemática, Resolução de Problemas, Covid-19, Google FormsResumen
Este trabalho visa tecer considerações sobre o desenvolvimento de uma atividade matemática remota junto aos alunos do 6º ano da Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo, situada no município de Caravelas. A condução dessa prática pedagógica teve como ponto de partida um boletim epidemiológico sobre o Coronavírus-Covid-19 referente a esta localidade do Extremo Sul da Bahia. Tal estudo se justifica pelo fato de ser uma estratégia que possibilita o diálogo entre duas vertentes: o momento pandêmico atual e o conhecimento matemático, favorecendo assim o aprendizado dos conteúdos matemáticos. Nessa perspectiva, lança mão da metodologia de resolução de problemas a partir de situações matematizadas e com base nas reflexões freireanas, que propõe viabilizar a convivência com a Matemática, criando condições para que esse conhecimento seja construído. Com este direcionamento, apoia-se também na BNCC que retrata esse aspecto metodológico como um instrumento privilegiado no processo de ensino e aprendizagem do ensino fundamental. Para tanto, recorre ao Google Forms como recurso pedagógico e tecnológico, subsidiando o presente estudo e como forma de despertar o interesse do aluno. Tudo indica que fomentar ações de natureza interdisciplinar diversifica, dinamiza e enriquece o binômio ensinar e aprender de Matemática, o que de certo modo também estabelece relações entre o objeto matemático e acontecimentos reais vinculados às vivências dos alunos, como as questões de âmbito social, voltadas à área de saúde. São contextos viáveis e significativos de construção do exercício matemático.
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