A abordagem de conceitos matemáticos por meio da tabela de medidas da madeira de Leonard Digges (1520-1559)
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4265Palabras clave:
Tabela de Medidas da Madeira, A Booke Named Tectonicon, Ensino de MatemáticaResumen
Na busca de contribuir para a disseminação de recursos didáticos advindos da história da matemática, têm-se encontrado propostas que visam a construção de interfaces entre a história e o ensino de matemática sob uma visão das historiografias atualizadas. Assim, o intuito deste estudo é apresentar alguns aspectos epistemológicos da tabela de medidas da madeira, expostos no tratado A Booke Named Tectonicon, escrito e publicado pela primeira vez em Londres, no ano de 1556, pelo inglês Leonard Digges (1520-1559). Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho documental, efetuando um estudo longitudinal que envolveu a tradução, a compreensão dos elementos contextuais da época e dos conhecimentos matemáticos e extramatemáticos presentes no tratado. A tabela de medidas da madeira é utilizada no processo de construção, graduação e aplicação de dois dos instrumentos de agrimensura propostos por Digges (1605). Na sua construção, percebe-se a incorporação de diversos conceitos que podem ser utilizados no ensino de matemática. Dentre eles, pode-se destacar a mobilização do conceito de frações e suas operações, assim como a regra de três simples e a conversão de unidades de medida. Dessa forma, considera-se que, a partir da construção da tabela de medidas da madeira, é possível extrair itens potencialmente didáticos, voltados para o uso de documentos históricos no ensino, com o foco principalmente voltado para a articulação entre história e ensino de matemática.
Descargas
Referencias
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclo do Ensino Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CASTILLO, A. R. M. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso do báculo (cross-staff) em A Boke Named Tectonicon de Leonard Digges. Orientador: Fumikazu Saito. 2016. 121f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016. Disponível em : https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18982. Acesso em: 30 mar. 2021.
DIGGES, L. A booke named Tectonicon. London: Felix Kyngston, 1556.
DIGGES, L. A booke named Tectonicon. London: Felix Kyngston, 1605. Disponível em: https://ia802707.us.archive.org/17/items/bookenamedtecton00digg/bookenamedtecton00digg_bw.pdf. Acesso em: 01 jan. 2020.
GILLISPIE, C. C. Leonard Digges. In: Dictionary of Scientific Biography. v. 3. New York: Charles Scribner's Sons, 1971, p. 97-98.
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. de L. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de Investigaciones Unad, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-76, jul./dez. 2015.
PEREIRA, A. C. C.; PEREIRA, D. E. Ensaio sobre o uso de fontes históricas no ensino de Matemática. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Natal, v. 10, p. 65-78, 2015.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, v. 13, n. 25, p. 342-372, 3 fev. 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164#:~:text=Conclui%2Dse%20que%20o%20processo,Hist%C3%B3ria%20e%20Ensino%20de%20Matem%C3%A1tica. Acesso em: 30 mar. 2021.
SAITO, F.; DIAS, M. S. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007.
SAITO, F. História e Ensino de Matemática: Construindo Interfaces. In: SALAZAR, J. F.; GUERRA, F. U. (Eds.). Investigaciones en Educación Matemática. Lima: PUCP, 2016. p. 253-291.
SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física/SBHMat, 2015.
SILVA, I. C. da. Um estudo da incorporação de textos originais para a educação matemática: buscando critérios na articulação entre história e ensino. Orientadora: Ana Carolina Costa Pereira. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://gpehm.blogspot.com/p/dissertacoes-dissertacao-de-mestrado-em.html. Acesso em: 30 mar. 2021.
SILVA, M. J. F. da. Sobre a introdução do conceito de número fracionário. Orientadora: Tânia Maria Mendonça Campos. 1997. 245 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Matemática) - Pós-Graduação em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1997.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.