A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i1id5890

Palavras-chave:

Criptografia, Matemática, Função

Resumo

A criptografia está presente no cotidiano e se constitui ferramenta essencial para conferir segurança e confidencialidade na transmissão e depósito de informações, tendo como base saberes e procedimentos matemáticos. Dessa forma, considera-se que é um tema com poder de contextualizar o processo de ensino e aprendizagem e despertar o interesse dos estudantes para aprender conteúdos matemáticos. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar a utilização da criptografia como ferramenta para motivar a aprendizagem do conceito de função. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida com estudantes do 9º ano de uma escola pública municipal. Os dados foram coletados por meio de questionários, de observação e análise das atividades realizadas pelos discentes. O uso da Sala Aula Invertida como metodologia de ensino, somada aos recursos digitais selecionados, contribuíram para a motivação dos estudantes para realizar as atividades, apresentando suas compreensões sobre o conceito de função. Destarte, espera-se que os resultados alcançados possam servir de estímulo para práticas de ensino mais contextualizadas e significativas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Referências

BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em: 22 abr. 2020.

CARVALHO, L. R. O uso de elementos da criptografia como estímulo matemático na sala de aula. Orientadora: Erika Capelato. 2016. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual Paulista, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/138879. Acesso em: 23 fev. 2023.

CIMINO, A. A História da Quebra dos Códigos Secretos: Dos Antigos Códigos Secretos à Criptografia Quântica. São Paulo, SP: Makron Books do Brasil, 2018.

COSTA, C. J. da; FIGUEIREDO, L. M. Introdução à criptografia. v. 1. Rio de Janeiro: UFF/CEP-EB, 2010. Disponível em: https://canal.cecierj.edu.br/recurso/4687. Acesso em: 31 jul. 2020.

FÁBRICA DE NOOBS. Criptografia-Criptografia RSA. YouTube, 18 mar. 2016. Disponível em: youtu.be/GAR1Ur_2IGk. Acesso em: 20 fev. 2022.

FRANÇA, W. B. de A. A utilização da criptografia para uma aprendizagem contextualizada e significativa. Orientador: Rui Seimetz. 2014. 63 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/16864. Acesso em: 29 dez. 2022.

GANASSOLI, A. P.; SCHANKOSKI, F. R. Criptografia e matemática. 2015. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MATEMÁTICA-PRÓ Ana Lourdes. Criptografia: História e Fundamentos. YouTube, 12 set. 2021. Disponível em: https://youtu.be/V2V9v089eng. Acesso em: 20 fev. 2022.

MATEMÁTICA-PRÓ Ana Lourdes. Função e Criptografia. YouTube, 13 set. 2021. Disponível em: https://youtu.be/cI08HSYIzwM. Acesso em: 20 fev. 2022.

MITANI, Massaki; SATO, Shinichi. The Manga Guide to Cryptography. Tradução: DUMAS, Raechel; SHIBATA, Assumi. San Francisco: No Starch Press, 2018.

MOURA, M. de O. A criptografia motivando o estudo das funções no 9º ano do ensino fundamental. Orientadora: Keidna Cristiane Oliveira Souza. 2019. 92f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2019. Disponível em: http://repositorio.uft.edu.br/handle/11612/1373. Acesso em: 21 fev. 2023.

RODRIGUES, J. de M. Criptografia e conteúdos de matemática no ensino fundamental. Orientador: Pedro Luiz Aparecido Malagutti. 2013. 34 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5947. Acesso em: 29 dez. 2022.

SANT'ANA, G. Proposta metodológica na pós-graduação com o uso da sala de aula invertida. textit{In: SANTOS, P. V. (Ed.). Metodologias ativas: modismo ou inovação? Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2021.

SANTOS, J. L. dos. A arte de cifrar, criptografar, esconder e salvaguardar como fontes motivadoras para atividades de matemática básica. 2013. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal da Bahia, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/22928. Acesso em: 30 dez. 2022.

SANTOS, S. M. da S. Aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau mediada pelo jogo - Trilha Matemática Criptografada: uma abordagem sob a perspectiva Vygotskyana. Orientadora: Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha. 2019. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. Disponível em: https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4562. Acesso em: 21 fev. 2023.

SANTOS, D. S. dos. Uso da criptografia como motivação para o ensino básico de matemática. Orientador: Éder Mateus de Souza. 2015. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matem ?atica em Rede Nacional) - Universidade Federal de Sergipe, 2015. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/6484. Acesso em: 23 fev. 2023.

Silva, Ana Lourdes Moreno Rodrigues Silva. A criptografia como estímulo à aprendizagem Matemática. Orientador: Fernando dos Santos Silva. 2021. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade do Sudoeste da Bahia, 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/profmat/wp-content/uploads/2022/02/Dissertacao_Ana_Lourdes_Moreno_Rodrigues_Silva.pdf. Acesso em: 23 fev. 2023.

SILVA, Ana Lourdes Moreno Rodrigues. Encontre a combinação: criptografia e função. Wordwall. Disponível em: https://wordwall.net/play/21138/567/227. Acesso em: 20 fev. 2022.

SILVA, Ana Lourdes Moreno Rodrigues. Perseguição do labirinto: jogando com a história da criptografia. Wordwall. Disponível em: https://wordwall.net/play/21137/642/225. Acesso em: 20 fev. 2022.

SINGH, S. O livro dos códigos. Rio de Janeiro: Record, 2020.

TODA A MATEMÁTICA. Criptografia RSA. YouTube, 10 nov. 2015. Disponível em: youtu.be/3jR62Mew8X4. Acesso em: 20 fev. 2022.

Downloads

Publicado

2023-02-23

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

SILVA, Ana Lourdes Moreno Rodrigues; PEROVANO, Ana Paula; SILVA, Fernando dos Santos. A Criptografia como motivação para a aprendizagem matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 9, n. 1, p. e2002, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i1id5890. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5890.. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 275

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.